Ministro da Educação debate cortes no orçamento com deputados; acompanhe ao vivo

Participação de Abraham Weintraub coincide com manifestações que ocorrem em todo o país contra contingenciamento

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Abraham Weintraub (Educação) comparece ao plenário da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (15), para explicar aos parlamentares os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. Sua convocação foi aprovada ontem, por 307 votos a 82, em mais uma derrota do governo no Congresso Nacional. A sessão está marcada para as 15h (horário de Brasília). Acompanhe ao vivo pelo vídeo acima.

O debate com o ministro coincide com manifestações que ocorrem em todo o país contra o congelamento de recursos na pasta e cortes sobre bolsas de pesquisas. Pelas redes sociais, a hashtag #TsunamiDaEducação lidera os trending topics, acompanhado por #todospelaeducacao e #NaRuaPelaEducacao.

Autor do pedido que obriga Weintraub a comparecer ao plenário da casa legislativa, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que os cortes precisam ser explicados. Ele terá direito a 3 minutos de fala na abertura da sessão desta tarde. Depois dele, todos os líderes poderão falar por 5 minutos. Haverá, ainda, um limite de 25 parlamentares inscritos para falar por 3 minutos. A cada 5 oradores, o ministro poderá falar por até 10 minutos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É uma oportunidade para que o povo brasileiro perceba que a Câmara dos Deputados está sensível ao clamor da sociedade, já que amanhã as ruas serão ocupadas por gente preocupada com a cultura e a educação. O ministro vai explicar o corte de 30% das universidades e institutos federais”, comenta Silva.

Apenas o PSL e o Novo foram contrários à convocação. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que a convocação tem o objetivo de adiar a votação de medidas provisórias, especialmente a que trata da estrutura ministerial do governo (MP 870/19), e lembrou que o ministro já tinha confirmado presença na Comissão de Educação nesta quarta-feira – reunião que acabou cancelada por causa da convocação.

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que a convocação do ministro “não é agradável” e ressaltou a necessidade de reconstruir o diálogo com os partidos. “A convocação não é agradável, mas é do jogo democrático”, comentou.

Continua depois da publicidade

Já o líder do PP, deputado Arthur Lira (AL), apoiou a convocação. “Apoiamos a convocação porque o tema ferve na sociedade e é preciso que seja esclarecido. Nada impede que Weintraub venha ao Plenário, onde será muito bem tratado”.

Precedentes

As convocações de ministros são mais frequentes nas comissões temáticas da Câmara. O ato de convocação exige a presença do ministro, diferentemente do convite, que pode ser recursado.

Antes de Weintraub, o então ministro da Educação Cid Gomes teve de prestar esclarecimentos ao Plenário em 2015 sobre declarações polêmicas contra o então presidente da Casa, Eduardo Cunha. O episódio levou à demissão de Cid Gomes.

Continua depois da publicidade

Outro convocado para falar em Plenário foi Antônio Cabrera, titular da pasta da Agricultura em 1991. Ele falou sobre os efeitos do Plano Collor 2 no setor rural.

(com Agência Câmara)

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Publicidade

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.