Publicidade
SÃO PAULO – Falar ao celular pelo serviço pós-pago, com cobrança por minutos, é o mais em conta. A constatação é da Pro Teste, em seu estudo anual sobre as melhores tarifas de telefonia móvel.
O destaque especial da pesquisa foi o plano Estilo, da operadora Claro, que em quase em todos os Estados foi a melhor opção.
A Pro Teste analisou 427 planos pós-pagos e 140 pré-pagos. Segundo o estudo, o sistema pré-pago representa 80% do mercado de celulares, mas, de acordo com a própria associação, “é um barato que pode sair caro”, já que o custo da chamada é muito mais alto que no sistema pós-pago.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Perfis
Antes de entender a análise, é importante conhecer os três perfis de consumidores definidos pela entidade de defesa do consumidor:
- 1: usa o celular mais para receber chamadas e para ligações dentro da própria cidade, sendo 80% delas no horário normal e 20% no reduzido. No total, 24% das ligações são feitas para linhas fixas, 25% para celulares de outras operadoras e metade para celulares da mesma operadora, com duração média de 2 minutos cada ligação.
- 2: faz mais chamadas e o utiliza quando viaja, sendo 80% no horário normal e 20% no reduzido. Cerca de 25% das ligações são para contas fixas, 25% para móveis de outras operadoras e metade para números da mesma operadora, com duração média de 2 minutos cada.
Faz 15% dos interurbanos para DDD com o primeiro dígito igual, sendo metade das chamadas para linhas fixas, 25% para celulares de outras operadoras e 25% da mesma empresa. Faz ainda 10% das chamadas para DDD totalmente diferente, sendo metade das chamadas para linhas fixas, 25% para celulares de outras operadoras e 25% da mesma empresa. Duração média de 2 minutos cada ligação. - 3: faz muitas chamadas, sem se importar com o horário e duração, mas limita o uso à sua cidade. Metade delas é realizada no horário normal e, a outra, no reduzido. Distribuição: 30% para linhas fixas, 30% para celulares de outras operadoras, e 40% para celulares da mesma operadora, com duração média de 5 minutos cada ligação.
São Paulo
Em São Paulo, nos perfis 1 e 2, os planos Estilo da CTBC são os mais econômicos. Mas a operadora atua apenas em algumas cidades do interior do Estado. Fora desses locais as alternativas são: Vivo Pós 55 para 90 minutos. Tim Brasil 120 para quem usa 150 minutos. E, nos casos de 210 ou 270 minutos, a Claro continua sendo a melhor escolha.
No perfil 2, para quem está fora da área de atuação da CTBC, a alternativa é o Estilo da Claro e o Tim Brasil 120. Já para o perfil 3, o Estilo 200 da CTBC foi a melhor escolha apenas em um cenário. Nos demais, outro Estilo, o da Claro, foi o melhor.
Continua depois da publicidade
Rio de Janeiro
Segundo o levantamento, no Rio de Janeiro a Claro se saiu melhor para todos os cenários com os planos Estilo. A exceção é para quem usa 150 minutos por mês. Nesse caso, o indicado é o plano Tim Brasil 120.
Já nos perfis 2 e 3, os planos mais interessantes são os da Claro. O Plano Vivo Pós 55 minutos, apesar de ter preços atraentes em alguns casos, só admite 15 minutos de ligações para aparelhos de outra operadora ou telefones fixos.
Concorrência
A concorrência na telefonia celular tem propiciado muitas ofertas aos consumidores, com uma série de promoções, no entanto ainda é preciso corrigir alguns problemas no modo como o serviço é oferecido.
Entre as mudanças, está uma antiga reivindicação da Pro Teste, que deve virar realidade em breve: a portabilidade numérica, ou seja, a manutenção do número mesmo com a troca de operadora.