Publicidade
SÃO PAULO – Preocupado com o orçamento, com as diversas contas para pagar e sem tempo para resolver tudo? Que tal dar uma olhada na sua rotina e ver onde está errando?
Planejar o orçamento, organizar a planilha de gastos…tudo isso requer tempo e atenção. Será que você tem se dedicado às suas finanças?
Trabalhar demais não ajuda
Não adianta fazer horas a mais do trabalho, dedicar fins de semana para serviços do escritório ou se esconder atrás da desculpa de que tem dedicado tempo demais à empresa, para não sobrar tempo de rever suas contas.
Continua depois da publicidade
Isso só vai atrasar ainda mais seu planejamento financeiro.
É claro que você tem tarefas a cumprir e, muitas vezes, elas demandam tempo, mas procure organizar sua rotina e sua agenda para que consiga, também, um tempo para resolver seus próprios problemas.
Com a cabeça cheia de questões sobre o que pagar primeiro, como organizar suas finanças? Além de responsabilidades corriqueiras como a rematrícula da escola das crianças, compras do supermercado… você precisa de tempo para se organizar.
Revendo o dia-a-dia
Comece fazendo um balanço de suas atividades diárias e de quanto tempo necessita para cumprir cada tarefa. Não entre na história de pessoas que vivem fazendo a piadinha: “o que você faz da meia-noite às seis?”. Você dorme e pronto, afinal, precisa descansar para encarar o outro dia.
Reserve, entre suas tarefas diárias, um tempo para resolver seus problemas. Olhar o orçamento com calma, tomar decisões certas, sem pressão e com muita consciência. De preferência, reserve o período mais calmo do dia para essa tarefa, assim corre menos o risco de ser interrompido.
Não comprometa fins de semana e feriados
A idéia não é simplesmente deixar tudo de lado e pensar só no lazer, mas sim dedicar um período para a diversão, esfriar a cabeça e relaxar.
Continua depois da publicidade
Na próxima semana, por exemplo, teremos mais um feriado. Aproveite para fazer algo diferente ou para descansar. Com o corre-corre diário, é hora de mudar a rotina.
Para que isso seja possível, planeje-se! Se as tarefas podem ser feitas por outras pessoas, delegue. Mas, se não, organize seu tempo para que tudo seja cumprido dentro do prazo, sem, assim, comprometer dias, noites e tempo livre com isso.
Pode parecer difícil no início, principalmente quando você se vê cheio de pendências e sem tempo para resolvê-las, mas tente, sem medo de pedir ajuda quando necessário. E lembre-se: um pouco de lazer é fundamental, senão o problema parecerá maior ainda do que realmente é!