Com entrada do décimo terceiro, cresce consumo de material de construção

Segundo estudo, 4% dos consumidores brasileiros usam o dinheiro extra de fim de ano para reformar a casa

Publicidade

SÃO PAULO – Com a entrada do décimo terceiro, muitas pessoas optam por aproveitar o dinheiro extra para fazer uma reforma na casa. Este ano, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), cerca de 4% dos brasileiros têm a intenção de deixar sua residência mais bonita nesta época do ano.

Levantamento da LatinPanel, empresa de estudos domiciliares da América Latina, indica que arrumar o lar é o principal sonho de consumo de 29% dos entrevistados das classes D e E, com renda de até quatro salários.

As vantagens deste ano, conforme o Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São Paulo, é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em mais de 40 produtos, a desvalorização do dólar em relação ao real e a forte concorrência do mercado.

Volume e crédito

Segundo o gerente de vendas da Dicico, Luiz Vanderlei de Andrade, do início de novembro até o dia 15 de dezembro o volume de vendas cresce em 20% a 25% na comparação com o usual.

O aumento também pode ser um reflexo da ampliação de crédito. A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) afirmou que este ano 40% das vendas devem ser parceladas, contra 20% do ano passado.

2006

A associação também previu que em 2006 como um todo, a venda de materiais de construção deve crescer 5,5%.

Continua depois da publicidade

“Em 2006, conseguimos desonerar quase todos os materiais necessários para a construção de uma casa popular. Faltam pouquíssimos produtos, como fechaduras e tintas, para que esse objetivo seja alcançado”, comemorou o presidente da entidade, Cláudio Conz..

FGTS

Segundo o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), foram R$ 5 bilhões em contratações destinadas à Construção Civil.

O setor de materiais foi responsável por 44% do total, ou 175 mil dos 656 mil contratos.