MP facilita obtenção de benefícios a trabalhadores com doenças ocupacionais

O ônus da prova foi invertido. Agora quem tem que provar as causas da doença é a empresa e a Previdência Social

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de alguns anos de luta, parece que os trabalhadores conquistarão a alteração da forma de concessão do seguro de acidente de trabalho. Mas o que isto significa?

A forma como está estabelecida hoje considera que, doenças decorrentes de atividades laborais ou acidentes de trabalho devem ser comunicadas pelo patrão à Previdência Social. Com a Medida Provisória 316, assinada nesta sexta-feira (11), o ônus da prova é invertido.

De acordo com o coordenador da área técnica de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Perez, “se existe um trabalhador que atua em determinada atividade econômica e apresenta uma doença como, por exemplo, uma tendinite, presume-se que essa doença está relacionada ao seu trabalho, até que se prove o contrário”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo o coordenador, com a aprovação da MP, “se o trabalhador apresentar determinada doença e trabalhar em atividade que é causadora da doença, então já é presumido que a mesma está relacionada ao trabalho. O ônus da prova de que o trabalhador não tem razão é da empresa e da Previdência Social”.

Benefícios

Quando um trabalhador é afastado por doença ou acidente relacionados ao trabalho, ele tem o direito, além dos benefícios comuns da Previdência, de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e estabilidade por um ano após o retorno ao trabalho.

Novas regras

As novas regras sobre acidentes de trabalho e prevenção da saúde do trabalhador vieram na mesma MP que fixou em 5,01% o reajuste para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo.

Continua depois da publicidade

Entretanto, esta medida ainda terá de ser votada pelo Congresso Nacional em até 120 dias, para que não perca a validade.

Com informações da Agência Brasil.