Como transformar um “Cisne Negro” em um “Cisne Cinzento”

Apresentadores Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband explicam o que são os chamados "Cisnes Cinzentos"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Esta semana, em “Os Antifrágeis”, os apresentadores Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband explicam o que são os chamados “Cisnes Cinzentos”, diferenciando dos já conhecidos “Cines Negros”, que são o principal tema desta temporada do programa.

Primeiramente, eles lembram que para um evento ser um Cisne Negro não precisa ser apenas raro ou incontrolável, é necessário que seja inesperado, estar “fora de nosso túnel de possibilidades”.

Roxo e Richard explicam que um Cisne Cinzento diz respeito a eventos extremos que são modeláveis. “Muitos eventos raros podem revelar suas estruturas para nós: não é fácil computar as probabilidades, mas é fácil obter uma ideia geral da possibilidade de ocorrerem”, afirmam.

Continua depois da publicidade

“Podemos transformar estes Cisnes Negros em Cisnes Cinzentos, por assim dizer, reduzindo o efeito-surpresa. Uma pessoa consciente da possibilidade de tais eventos pode vir a pertencer à classe dos não trouxas”, continuam os apresentadores.

Vale lembrar que a dupla de apresentadores também está com a série de vídeos “Investimentos Antifrágeis”, em que trabalham os conceitos de Nassim Taleb sobre a antifragilidade para sua aplicação nos investimentos. Clique aqui para assistir.

Confira o programa no player acima a partir das 16h.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.