Corretora inicia cobertura do Santander com preço-alvo de R$ 25,40

Segundo analistas, valuation do Santander não é suficientemente atraente no momento, com um P/L em linha com o Bradesco

Publicidade

SÃO PAULO – A Itaú Securities inicia cobertura das ações do Santander (SANB11) com recomendação de “market-perform” (desempenho em linha com o mercado) e preço-justo de R$ 25,40 por papel, na estimativa para o final de 2010.

De acordo com relatório de início de cobertura, o valuation do Santander não é suficientemente atraente no momento, com um P/L (múltiplo que mede a relação entre preço e lucro) em linha com o Bradesco (BBDC4) e a projeção de P/L com um pequeno desconto.

Enquanto o Santander negocia atualmente com um múltiplo ajustado P/L de 15,3 vezes, a estimativa é de 11,7 vezes para o final de 2010. Isso acaba sendo neutralizado, segundo o banco, pelos riscos de execução do banco, com custos incorporados e poupados e sinergias de receita.

Continua depois da publicidade

“Santander tem um significativo desconto com relação a seus pares, de pelo menos 40% em quase todas as métricas de lucro, exceto capitalização de mercado, onde a diferença é menor”, explicam os analistas.

Desafios e riscos
Além disso, o time de analistas da corretora do Itaú também reitera que o Santander possui um desafio em termos de crescimento orgânico ou ganhos de market share (participação de mercado), por causa de seu tamanho e da falta de metas grandes de aquisições.

“Nós analisamos o market share de empréstimos do Santander e do ABN Amro juntos desde 1997 e confirmamos um histórico de ganhos de participação no mercado muito ligada a aquisições”, aponta a equipe.

Continua depois da publicidade

A Itaú Corretora vê como riscos para a tese de investimentos do Santander a exposição do sistema financeiro local à economia doméstica e mudanças tanto na política monetária quanto no sistema regulador.