Publicidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou neste domingo (4), dia do primeiro turno das eleições, uma mensagem em que pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida ao país e defende um “Brasil reconciliado”.
“Confiamos nossa Pátria à proteção de Nossa Senhora Aparecida. Que Deus nos conceda sabedoria e coragem para construirmos juntos um Brasil reconciliado, soberano, justo e fraterno. #Eleições2026”, diz a publicação feita pela entidade nas redes sociais.
A manifestação ocorre após Nossa Senhora Aparecida entrar no debate eleitoral nos últimos dias. Publicações nas redes sociais associaram o candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) e políticos de direita a uma proposta para retirar da santa o título de Padroeira do Brasil.
Flávio negou que exista uma proposta de sua autoria com esse objetivo. A controvérsia envolve um projeto já arquivado e também provocou uma disputa judicial sobre conteúdos publicados nas redes sociais.
Em 25 de setembro, o ministro André Mendonça, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou liminarmente a retirada de publicações relacionadas ao episódio. Entre os conteúdos atingidos pela decisão estava uma postagem do humorista Antonio Tabet.