Publicidade
Por Rohith Nair
22 Ago (Reuters) – O presidente da Concacaf, Victor Montagliani, pediu ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, que não comparecesse a um torneio de futebol juvenil na República Dominicana neste fim de semana, alegando que sua presença ofuscaria o evento devido à crescente oposição à sua liderança.
Infantino está sob pressão de três confederações para renunciar, incluindo a UEFA (da Europa), a AFC (da Ásia) e a Concacaf, que representa a América do Norte, América Central e o Caribe, após sua proposta fracassada de vender uma participação na Copa do Mundo.
Infantino, que pode vir a enfrentar um voto de desconfiança por parte das potências regionais do futebol mundial, está visitando a República Dominicana neste fim de semana e, segundo relatos, planejava participar de uma competição organizada pela União Caribenha de Futebol (CFU).
Em uma carta enviada a Infantino na sexta-feira e vista pela Reuters, Montagliani citou a “crise de governança em torno da FIFA” como motivo para que o presidente da FIFA reconsiderasse sua participação no evento da Série Sub-14 da CFU.
“Como você deve saber, sua proposta de participação atraiu significativa atenção da mídia”, escreveu Montagliani, que também é vice-presidente do Conselho da FIFA.
Leia mais: Principal assessor de Infantino deixa cargo após plano de vender participação na Copa
“… a mídia se concentrará nessa situação, o que, infelizmente, desviará significativamente a atenção da natureza técnica da competição juvenil da CFU.
“Assim, peço respeitosamente, em nome do futebol, que reconsidere sua participação, pois ela, infelizmente, prejudicará a natureza técnica dessa importante atividade de desenvolvimento juvenil.”
Continua depois da publicidade
A Reuters entrou em contato com a FIFA para obter um comentário.
Infantino foi recebido em Punta Cana pelo ministro de Esportes e Recreação da República Dominicana, Kelvin Cruz.
“Agradecemos profundamente sua visita à República Dominicana; sem dúvida, sua presença em nosso país nos coloca no radar do futebol internacional e nos abre grandes perspectivas de crescimento e desenvolvimento do futebol dominicano”, disse Cruz em comunicado.
Continua depois da publicidade
Infantino também foi recebido pelo presidente da Federação Dominicana de Futebol, José Deschamps, pelo Comissário Nacional de Futebol, Benny Metz, e pelo presidente do Comitê Olímpico, Garibaldy Bautista Lorenzo.
Infantino busca um quarto mandato até 2031, mas várias federações nacionais e autoridades importantes retiraram o apoio ao dirigente suíço.
(Reportagem de Rohith Nair em Bengaluru)