Conteúdo editorial apoiado por

Minidólar (WDOU26): IBC-Br e risco local podem elevar volatilidade

Saiba o que esperar para o minidólar nesta segunda (17)

Publicidade

Os contratos de minidólar (WDOU26), com vencimento em setembro, encerraram a última sessão (14/08) em alta de 0,58%, aos 5.234 pontos. O dólar à vista avançou 0,61%, a R$ 5,2213, maior cotação desde 30 de março, e completou a quinta alta consecutiva — a maior sequência de 2026. A moeda acumulou valorização de 2,7% na semana, impulsionada pela redução das posições estrangeiras e pela busca por proteção diante dos riscos fiscal, eleitoral e jurídico. Esse ambiente reforçou a cautela com os ativos brasileiros e a Bolsa, mesmo com o dólar em queda no exterior.

Para os traders de minidólar, o foco estará na continuidade do fluxo estrangeiro e na procura por proteção no mercado doméstico. No exterior, o comportamento do DXY, das moedas emergentes e do petróleo também seguirá no radar, em meio às tensões no Oriente Médio, podendo limitar ou ampliar a pressão sobre o real.

Leia mais: Dólar Hoje: Confira a cotação e fechamento diário do dólar comercial

Análise do gráfico de 15 minutos

No gráfico de 15 minutos, observo que o minidólar encerrou a última sessão em alta, retomando o fluxo positivo. Apesar do avanço no acumulado do dia, o contrato apresentou um movimento de baixa ao longo do pregão e terminou abaixo das médias móveis de 9 e 21 períodos. Essa configuração revela perda de força no curtíssimo prazo e indica que a continuidade da alta ainda precisa ser confirmada.

Para prolongar o movimento positivo nesta segunda-feira, considero necessária a entrada de volume comprador capaz de superar a resistência em 5.248/5.268,5 pontos. Acima dessa faixa, o contrato poderá avançar em direção a 5.295/5.303,5 pontos. Caso o fluxo comprador ganhe intensidade, o alvo mais longo estará na região de 5.325,5/5.351 pontos.

Em sentido contrário, uma retomada da baixa dependerá da entrada de volume vendedor e da perda do suporte em 5.232/5.221 pontos. Abaixo desse intervalo, a pressão vendedora poderá ganhar força e conduzir o minidólar a 5.192/5.180,5 pontos. Em um movimento mais prolongado, o próximo objetivo estará na faixa de 5.159/5.145 pontos.

Continua depois da publicidade

No gráfico diário, observo que o minidólar retomou o fluxo positivo na última sessão e permanece acima das médias móveis de 9 e 21 períodos. Na minha avaliação, essa configuração preserva uma estrutura favorável aos compradores, embora o contrato ainda precise superar resistências importantes para ampliar a valorização.

Para dar continuidade à alta, acompanho inicialmente o rompimento da região de 5.268,5/5.303,5 pontos. A superação dessa faixa poderá abrir espaço para um avanço em direção a 5.377,5/5.490 pontos.

Por outro lado, uma retomada do fluxo vendedor dependerá da perda do suporte em 5.180/5.149 pontos. Abaixo dessa região, a pressão de baixa poderá ganhar intensidade e levar o contrato à faixa de 5.087/5.016 pontos. O IFR (14) está em 60,89 pontos, permanecendo em zona neutra e sem indicar sobrecompra ou sobrevenda.

Continua depois da publicidade

Fonte: Nelogica. Gráfico 15 minutos. Elaboração: Rodrigo Paz

Saiba mais:

Dólar futuro (WDOU26): Gráfico de 60 minutos

No gráfico de 60 minutos, observo que o minidólar também encerrou a última sessão com fluxo positivo, mas permanece negociando entre as médias móveis de 9 e 21 períodos. Essa configuração mostra maior equilíbrio entre compradores e vendedores e condiciona a definição do próximo movimento ao rompimento das regiões técnicas mais próximas.

Para prolongar a alta, será necessária a entrada de fluxo comprador capaz de superar a resistência em 5.268,5/5.295 pontos. Acima dessa faixa, o contrato encontrará novo obstáculo em 5.303,5/5.351 pontos. Caso os rompimentos sejam acompanhados por maior força compradora, o minidólar poderá buscar 5.378 pontos.

Continua depois da publicidade

Para retomar o movimento de baixa, acompanho a perda do suporte em 5.221/5.180,5 pontos. Abaixo dessa região, o fluxo vendedor poderá ganhar intensidade e conduzir o contrato à faixa de 5.159/5.145 pontos. Em uma correção mais prolongada, os próximos objetivos estarão em 5.122,5/5.102,5/5.087 pontos.

Fonte: Nelogica. Gráfico 60 minutos. Elaboração: Rodrigo Paz

(Rodrigo Paz é analista técnico CNPI-T)

Guias de análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.

Autor avatar
Rodrigo Paz
Mercados | Economia | Investimentos