Estados Unidos entram em nova paralisação orçamentária

O novo shutdown parcial do governo ocorre três meses após o mais longo da história do país, entre outubro e novembro do ano passado

Estadão Conteúdo

Publicidade

Os Estados Unidos entraram em uma nova paralisação orçamentária à meia-noite de sábado, 31, que desta vez deve ser breve, até a votação marcada para segunda-feira, 2, no Congresso.

O novo shutdown parcial do governo ocorre três meses após o mais longo da história do país, entre outubro e novembro do ano passado.

Leia também: Governo Trump aprova novas vendas de armas para Israel no valor de US$ 6,67 bilhões

Continua depois da publicidade

Desta vez, a paralisação se deve à resistência da oposição democrata em aprovar um orçamento para o Departamento de Segurança Interna (DHS), após o assassinato a tiros de dois manifestantes durante operações anti-imigração do governo Donald Trump no estado de Minnesota.

O projeto de lei, aprovado na sexta-feira, 30, no Senado com 71 votos a favor e 29 contra, é resultado de um acordo entre o presidente republicano e os senadores democratas.

Leia também: EUA abre investigação sobre direitos civis no caso da morte de Alex Pretti

A oposição concordou em aprovar cinco das seis seções do projeto de lei orçamentária, enquanto a parte referente ao DHS será objeto de novas negociações nas próximas duas semanas.

Em um comunicado divulgado na noite do mesmo dia, o Escritório de Administração e Orçamento (OMB) da Casa Branca solicitou os diversos departamentos a implementarem planos de contingência para a paralisação do governo, ao mesmo tempo em que expressou a esperança de que a paralisação fosse breve.