Publicidade
A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira, 20, o dia mais frio do mês de outubro em 11 anos. Os termômetros da capital paulista marcaram 11,2°C, a temperatura mais baixa registrada no mês desde 2014. Em outubro daquele ano, foi registrado 10,7°C, e em 2003, 11,0°C. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
A queda acentuada nas temperaturas é consequência da passagem de uma frente fria acompanhada por ventos intensos e massa de ar polar, que derrubou as temperaturas em diversas regiões do Estado.
O órgão estadual já havia emitido alerta de frio intenso, orientando a população e mobilizando acolhimento às pessoas vulneráveis.

Portuguesa Mota-Engil vence concessão do túnel Santos-Guarujá, obra bilionária do PAC
Primeiro túnel imerso do país integra o Programa de Aceleração do Crescimento e terá investimento total de R$ 5,14 bilhões, divididos entre União e governo paulista

63% dos brasileiros já usaram IA generativa; maioria vê tecnologia de forma positiva
Pesquisa da Nexus revela perfil dos usuários, frequência de uso e confiança na capacidade da IA para tomar decisões, com destaque para jovens e classes mais favorecidas
Entre as ações emergenciais adotadas pelas autoridades está a ativação do Abrigo Solidário, iniciativa do governo do Estado coordenada pela Defesa Civil, que oferece acolhimento temporário à população em situação de rua.
O abrigo conta com estrutura de refeições, camas, colchões, cobertores, além de espaço e espaço para os pets, garantindo proteção e dignidade durante o período de frio intenso.
A Defesa Civil orienta ainda a população a evitar exposição prolongada ao frio, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã; redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas; e evitar o uso de fogareiros e brasas em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação.
Continua depois da publicidade
O órgão estadual continuará emitindo atualizações e orientações conforme a evolução das condições climáticas.
O monitoramento meteorológico é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Gerenciamento de Emergências.