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Multiplan confirma expansão do Morumbi Shopping, confiante no varejo

Segundo analistas, investimento de R$ 233 milhões equivale à aquisição de um shopping médio no Brasil; companhia tem sete expansões confirmadas

Mitchel Diniz

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A intenção de ampliar o Morumbi Shopping vinha sendo expressada pela Multiplan nos últimos dois anos, mas só ontem foi comunicada oficialmente ao mercado, com um investimento previsto em R$ 233 milhões. A ocupação do shopping center está chegando no limite e bateu 99,3% no terceiro trimestre, a maior taxa dentro do portfólio da companhia. Com obras previstas para começar em março de 2024, a expansão prevê a adição de mais de 7 mil metros quadrados à área do empreendimento, localizado na zona sul da capital paulista, e a readequação de outros 5,7 mil metros.  A cifra é menor do que a mencionada em recentes declarações da administração, que falava sobre algo entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões, porém não contempla a revitalização de áreas já existentes do shopping.

Segundo Armando D’Almeida Neto, diretor vice-presidente e de relações com investidores da companhia, a Multiplan esperou o momento mais adequado no varejo para bater o martelo sobre a expansão. “Já falávamos sobre essa expansão em 2021, mas ali você tinha um varejo muito incerto ainda por conta da pandemia. A gente queria ver uma recuperação, uma consolidação, que é o que estamos vendo acontecer agora nos bons shoppings”, afirmou ao IM Business.

“Um outro ponto muito relevante é que o projeto precisa ser bem trabalhado. […] A gente fica sempre estressando o projeto, o que pode ser modificado, melhorado, como podemos extrair maior produtividade e oferecer a melhor experiência ao consumidor. É um desafio grande definir essa planta final”.

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Armando D’Almeida Neto, CFO da Multiplan

Com a expansão, prevista para ocorrer em três andares, a área bruta locável (ABL) do shopping chegará a 63,3 mil metros quadrados — a ABL, hoje, é de 56 mil metros. O projeto prevê espaço para 40 novas lojas, incluindo cinco que vão ser realocadas, e um rooftop, com área gourmet, para seis restaurantes. Pelo cronograma, a inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.

“Historicamente, o Morumbi tem sempre demanda por espaço, porque o shopping está localizado em um dos grandes vetores de crescimento de São Paulo”, diz o CEO.

A Multiplan, atualmente, é dona de 73,7% do Morumbi Shopping e o ativo é considerado um dos mais relevantes da companhia pelos analistas.

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“O Morumbi é um dos shoppings que mais vende por metro quadrado no Brasil, sendo o shopping com mais impacto nos resultados da Multiplan. Uma expansão dessa magnitude é equivalente à aquisição de um shopping médio no Brasil”, escreveu a equipe de análise da Genial Investimentos sobre o anúncio da expansão.

Dos 20 shopping centers administrados pela Multiplan, o Morumbi foi o que apresentou as melhores métricas de vendas e aluguéis por metro quadrado no terceiro trimestre. Nesse mesmo período, as vendas dos lojistas cresceram 6,1% , para R$ 642,5 milhões. Nos nove primeiros meses do ano, a cifra chegou a R$ 1,9 bilhão, com alta de 8,5% em relação ao mesmo período em 2022.

Atualmente, a Multiplan possui duas expansões com entrega prevista para 2024, a do Park Shopping Barigui, em Curitiba, e do Diamond Mall, em Belo Horizonte. No encontro com os investidores, realizado ontem, os executivos da companhia anunciaram outras cinco ampliações até 2027, incluindo o Morumbi. As sete expansões totalizam 67,3 mil metros quadrados e, levando em conta um custo de R$ 21 mil por metro quadrado, os investimentos ficariam em torno de R$ 1,5 bilhão.

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“A companhia tem potencial total de crescimento de 1 milhão de metros quadrados. Desse total, 200 mil metros para shopping centers e 800 mil de projetos multiuso”, afirmou Eduardo Peres, CEO da Multiplan, durante a conferência. Os multiuso são projetos imobiliários adjacentes, como o Golden Lake, em bairro privativo em Porto Alegre.

“A gente vê essa migração do varejo da rua pra dentro do shopping center, então há demanda por espaço e demanda de operações novas pelo consumidor o que nos motiva a continuar crescendo”, disse o CFO, na conversa com o IM Business.

Por enquanto, a companhia sinaliza que o crescimento das operações vai continuar sendo pela via da ampliação de shoppings que já fazem parte do portfólio. Ainda que não descarte aquisições, a companhia diz que não há uma boa oferta na mesa.

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“Na prática é muito incomum ver bons shoppings virem a mercado. [..] Uma empresa com visão de crescimento, que viu o varejo crescendo dentro do shopping, não pode ficar aqui esperando uma oportunidade de terceiros”, afirma o executivo.

“O nosso jogo nunca foi crescer via compra de participações de terceiros. Nossa estratégia principal sempre foi desenvolver novas áreas. Seja através de shoppings novos ou através de expansão”, conclui.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados