Brasil deve ganhar quase 5 milhões de aposentados até 2020, diz Fecomercio

De 2011 até lá, Brasil ganhará mais 4,9 milhões de aposentados; a partir de 2030, País terá problemas para fechar as contas

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os 130 milhões de cidadãos brasileiros que atualmente fazem parte da PEA (População Economicamente Ativa) vão se tornar 144 milhões até 2020, uma alta de mais de 10%. Desta forma, a população brasileira ativa em 2020 terá um incremente de quase 15 milhões.

Por outro lado, até 2020, o Brasil ganhará mais 4,9 milhões de aposentados. De acordo com o assessor técnico da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), Fábio Pina, atualmente o País possui cerca de 20 milhões de aposentados.

Contas da previdência
Conforme explica Pina, a diferença entre população economicamente ativa e aposentados até 2020 não será tão preocupante, mas, a partir desse período, o País enfrentará problemas em suas contas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um estudo realizado pela Fecomercio mostrou que a PEA vai praticamente parar de crescer a partir de 2020, pois o número de pessoas que ingressarão na PEA será praticamente o mesmo de cidadãos que sairão desse grupo. O volume de aposentados, por outro lado, não vai para de crescer. 

Pina sinaliza que a situação vai ficar complicada entre os anos de 2020 e 2030, já que cada vez mais aposentados vão passar a receber os benefícios e o número de trabalhadores contribuindo com a previdência permanecerá estável.