Confira na íntegra o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal

A medida foi tomada de forma a  manter a ordem pública depois da invasão de bolsonaristas ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) baixou um decreto neste domingo (8) de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal. 

A medida foi tomada de forma a  manter a ordem pública depois da invasão de bolsonaristas aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) nesta data.

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. 

Continua depois da publicidade

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

O decreto vigorará até 31 de janeiro. Com a intervenção, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficam sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, nomeado como interventor.

Confira o decreto na íntegra:

Continua depois da publicidade