Plataforma de criptomoedas oferecerá staking de Ethereum para instituições

Grandes investidores poderão ganhar recompensas por ajudar a proteger a blockchain Ethereum quando a rede passar para PoS

CoinDesk

Publicidade

A empresa de custódia institucional de criptomoedas Anchorage Digital anunciou nesta terça-feira (28) que está preparada para introduzir staking de Ethereum (ETH) para instituições. Staking é o processo de manter criptomoedas em uma blockchain por um período específico para contribuir para a segurança do sistema em troca de recompensas.

A plataforma de criptomoedas, sediada em São Francisco, oferecerá aos detentores de ETH a oportunidade de ganhar recompensas por ajudar a proteger e ampliar a blockchain Ethereum assim que a rede passar para o mecanismo de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS) ainda neste ano.

O anúncio foi feitos após relatos de que a “The Merge” – nome da atualização atrasada que mudará a blockchain do Ethereum de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW) para PoS – pode ser concluída nos próximos meses. A transição, que pode deixar a rede da criptomoeda mais rápida e mais eficiente em termos de gasto de energia na comparação com o PoW, está prevista para ocorrer em agosto.

Continua depois da publicidade

Os usuários que fazem staking ajudam a validar novas transações de criptomoedas em uma blockchain de prova de participação. Os participantes reservam um pouco de seu Ether na rede, têm a oportunidade de validar transações e, em troca, recebem uma recompensa. A Anchorage está se oferecendo para gerenciar esse processo para as instituições que desejam participar.

“O staking institucional é definitivamente uma vitória para os investidores institucionais, porque antes eles estavam muito desconfortáveis com a forma de participar do staking”, disse o presidente da empresa, Diogo Mónica, ao CoinDesk. “(O Ethereum) é a maior rede a fazer prova de participação, e dar suporte para isso legitima (o staking) como uma alternativa real à prova de trabalho.”

A Anchorage Digital fornecerá aos “stakers” validadores dedicados para suas posições em troca de uma taxa cobrada sobre o que eles acumularem.

Continua depois da publicidade

Recompensas do staking

Os investidores podem colher dois tipos de recompensas por meio de staking.

A primeira é uma recompensa em bloco, obtida ao propor e criar novos blocos na blockchain. Esses ganhos são adicionados diretamente ao saldo de staking do investidor e não podem ser retirados até que o Ethereum ative a funcionalidade em algum momento após a fusão (atualização da rede).

A segunda é uma taxa de prioridade de transação, concedida aos validadores em troca do processamento de transações na rede. Ela será acumulada diretamente no saldo da mainnet do Ethereum do titular, o que significa que os fundos se tornarão líquidos imediatamente e poderão ser usados para stakes adicionais.

Publicidade

Espera-se que as recompensas para validadores dobrem para cerca de 8% ou 9% após a fusão, à medida que as taxas de prioridade de transação atualmente pagas aos mineradores comecem a ser distribuídas aos validadores, segundo Justin Drake, pesquisador do Ethereum .

“Uma de nossas principais propriedades está prestes a passar por uma transição bastante interessante na qual você será altamente incentivado através de jogos de yield staking para realmente ter seus ativos mantidos (na rede)”, disse Mónica. “Então, há uma corrida maluca para ter um parceiro que possa realmente fazer staking.”

Declínio do mercado cripto

O recente declínio no mercado de criptomoedas tem pouco efeito no cenário geral do Ether, a segunda maior criptomoeda por valor de mercado. Mesmo depois que o ETH ficou abaixo de US$ 1.000, o menor preço de 52 semanas, há casos de uso para a altcoin (qualquer criptomoeda diferente do Bitcoin) que não estão vinculados ao seu preço, disse Mónica.

Continua depois da publicidade

“Existem casos de uso como acordos de stablecoins e pagamentos em fintechs, corporações e grandes empresas como a Visa, que são totalmente independentes dos preços especulativos de criptomoedas”, disse Mónica. “Esses tipos de casos de uso estão acelerando no mercado de baixa ou, no mínimo, não estão sendo afetados porque não estão relacionados ao preço”.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil