“Nunca foi tão difícil gerir uma carteira de renda fixa”, diz analista

A corretora explicou que o péssimo desempenho das NTN-Bs foi o principal motivo pelo qual a carteira apresentou rendimento negativo no mês anterior

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário econômico adverso para os investimentos tem feito com que até mesmo os profissionais do mercado financeiro encontrem dificuldades na hora de escolher as melhores aplicações. E as dificuldades não estão concentradas apenas na escolha dos ativos de renda variável. Encontrar boas opções na renda fixa também é tarefa árdua.

“‘Nunca antes na história desse país’ foi tão difícil gerir uma carteira de Renda Fixa. Mesmo sem risco de crédito – os fundos de inflação que o digam”, aponta Inva Capital, em relatório do mês de abril, assinado pelo analista Raphael Cordeiro e pelo economista Lucas Dezordi.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mês passado, a carteira recomendada de renda fixa da Inva Capital apresentou desempenho negativo de 0,26%, abaixo do benchmark, que teve crescimento de 0,58%. Dos seis títulos recomendados pela corretora, apenas um apresentou queda, que foi alta o suficiente para cobrir a alta dos outros cinco.

O rendimento das NTN-Bs foi negativo em 3,42%, enquanto a alta do CDB AA foi de apenas 0,59%, a do CDB AAA de 0,55%, do LCI A+ de 0,59%, do LTN 16 de 0,24% e do LTN 14 de 0,55%.

A corretora explicou que o péssimo desempenho das NTN-Bs foi o principal motivo pelo qual a carteira apresentou rendimento negativo no mês anterior. No entanto, a Inva não sugeriu alterações em seu portfólio de renda fixa de abril, já que, segundo eles, a estratégia de elevar o peso dos títulos pré-fixados deve começar a mostrar melhores resultados a partir deste mês.

Continua depois da publicidade

Confira a carteira recomendada de abril:

Título Peso
Inva Capital 
LTN 01/01/2014  8%
CDB AAA 20%
CDB AA  25%
LCI A+ 15%
NTN-B 15/05/2035 20%
LTN 01/01/16 12%