O que há de melhor na Bovespa: conheça as ações mais indicadas para o mês

A Vale ficou em primeiro lugar pelo quarto mês seguido

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, terminou o mês de outubro em alta de 3,66%, após elevação de 4,66% no mês anterior. Assim, em meio a um otimismo um pouco mais elevado no mercado acionário e um apetite por risco maior por parte dos investidores, após seis meses consecutivos de queda, de janeiro a junho, as corretoras, em grande parte, mantiveram suas recomendações parecidas para outubro.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A Vale (VALE5), que ficou na liderança em todos os meses do ano, com exceção de julho, permaneceu no topo, ao ser citada em 18 relatórios dos 25 analisados pelo portal InfoMoney.

Continua depois da publicidade

Já a segunda posição continuou com o Itaú Unibanco (ITUB4), mas desta vez junto com as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), que subiram da quinta posição. Ambas obtiveram 13 recomendações.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Outro destaque deste mês foi o Pão de Açúcar (PCAR4), que subiu da sexta para a terceira posição. A companhia recebeu nove recomendações e no mês anterior havia recebido oito.

Continua depois da publicidade

A quarta posição ficou dividida entre Cosan (CSAN3), Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB5), que foram citadas em oito relatórios cada. Por fim, a quinta posição foi dividida entre CCR (CCRO3), Duratex (DTEX3), Kroton (KROT3) e Ultrapar (UGPA3). Cada uma foi recomendada por sete corretoras, entre as 25 analisadas.

Vale no topo mais uma vez
A Vale é a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a segunda maior mineradora diversificada do planeta e a segunda maior produtora de níquel, também em escala mundial. Em relação à sua receita, metade dela advém dos mercados asiáticos e o restante está dividido entre 21% América do Sul, 20% Europa e 7% América do Norte.

A recomendação da empresa por grande parte das corretoras é proveniente de alguns motivos. Segundo relatório da Um Investimentos, os principais são: a sólida geração de caixa, os múltiplos atrativos e o baixo nível de endividamento. Além disso, a expectativa de que os custos operacionais continuem recuando e a provável melhora da rentabilidade nos próximos trimestres também são, de acordo com a corretora, grandes fatores catalisadores.

Publicidade

Ação Recomendações
Novembro/2013
Recomendações
Outubro/2013
Vale PNA 18 19
Itaú Unibanco PN 13 13
Petrobras PN 13 9
Pão de Açúcar PN 9 8
Cosan ON 8 8
Gerdau PN 8 4
Suzano PNA 8 10
CCR ON 7 8
Duratex ON 7 8
Kroton ON 7 6
Ultrapar ON 7 8

Itaú Unibanco no segundo lugar novamente
O Itaú Unibanco é o resultado da associação entre duas instituições em 2008, criando o maior banco múltiplo do hemisfério sul, com um valor de mercado de R$ 162 bilhões. A companhia possui atualmente cinco mil agências no Brasil e no exterior e é líder no mercado brasileiro de cartões de crédito, financiamento de veículos e atividades de banco de investimento.

Ainda segundo a corretora, em relatório, o Itaú Unibanco está com um bom posicionamento para continuar ganhando Market share e sem a necessidade de aumento de capital para atender exigências regulatórias. Já para a Citi Corretora, após a forte queda de meses anteriores, a companhia continua em uma tendência de alta no longo prazo.

Petrobras sobe para a segunda posição
A Petrobras, de acordo com o Santander, tem dois potenciais catalisadores positivos neste mês: o aumento do preço dos combustíveis e o anúncio da nova metodologia de reajuste de preço dos combustíveis, o que, segundo a corretora do banco, deve sustentar a recente performance da ação.

Continua depois da publicidade

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 25 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Coinvalores, Concórdia, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Inva Capital, Rico/Octo, Omar Camargo, PAX, Planner, Santander, SLW, Solidez, Souza Barros, TOV, Um Investimentos, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em novembro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.