Bolsa de Moscou não abre pelo 3º dia seguido, mas ativos de empresas russas derretem em outros mercados; rublo renova mínimas

No mercado acionário, os papéis da Gazprom, principal empresa de petróleo do país, seguem despencando em Londres, por exemplo

Equipe InfoMoney

Publicidade

No sétimo dia de guerra com o Ucrânia, a Rússia mantém a sua Bolsa de valores fechada nesta quarta-feira (2).

É o terceiro dia consecutivo que a MOEX não opera. O site da bolsa de Moscou segue fora do ar. Embora o Banco Central da Rússia mantenha a bolsa suspensa, disse que permitirá uma gama limitada de operações pela primeira vez nesta semana.

O banco central russo também elevou na segunda-feira (28) sua taxa básica de juros de 9,5% para 20%, ordenou que empresas lideradas pela exportação vendessem 80% de suas moedas estrangeiras e proibiu estrangeiros de vender títulos russos esta semana em uma medida de emergência para combater o risco de maior depreciação do rublo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo assim, a moeda segue em queda, atingiu uma mínima histórica de 110 por dólar nesta quarta, e era negociado a 108,7 no mercado interbancário.

Leia também:

No mercado acionário, mesmo com a bolsa russa fechada, os papéis da Gazprom, principal empresa de petróleo do país, seguem despencando em Londres, na faixa acima dos 34%, depois que a Shell disse na segunda-feira (28) que pretende sair de suas joint ventures com a russa.

Continua depois da publicidade

Os fundos negociados em bolsa também foram atingidos ontem: o Lyxor MSCI Russia UCITS, listado em Paris, que acompanha o índice MSCI russo, afundou 33%, depois de perder metade de seu valor na sessão anterior – no momento, sobe 6,62%. O maior ETF listado nos EUA que rastreia ações russas, o VanEck Russia ETF, caiu 12% nas negociações de pré-mercado, logo após perder 30% um dia antes (no momento, mais 1,45%).

Já após anúncio de saída do mercado europeu, Sberbank vê seus papeis serem reduzidos a centavos na bolsa de Londres.

A queda das ações do maior banco da Rússia, cujo principal acionista é justamente o Bank Of Russia, ultrapassou 80%.

Continua depois da publicidade

Desde que a guerra com a Ucrânia estourou, na semana passada, o Ocidente vem impondo sanções ao sistema financeiro russo e o Sberbank foi um dos que mais sofreu. No pregão do dia 28 de fevereiro, perdeu 74,00% e no dia seguinte, mais 80,95%. No começo de fevereiro, uma ação era cotada a US$ 13,40.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.