França ultrapassa marca de 200 mil casos de Covid-19 em 24h

As 208 mil infecções são um recorde absoluto desde o início da pandemia e superam a marca batida nesta terça (28), quando foram registrados 179 mil casos

ANSA Brasil

Bandeira da França (Atypeek Dgn/Pexels)

Publicidade

A França registrou mais de 208 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o ministro da Saúde do país, Olivier Véran, durante uma sessão da Assembleia Nacional nesta quarta-feira (29).

O número é um recorde absoluto desde o início da pandemia e supera a marca batida nesta terça-feira (28), quando foram 179.807 contaminações.

O aumento exponencial de infecções deve fazer com que o governo francês antecipe já para essa semana a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação para acessar diversos eventos públicos. A medida estava prevista apenas para o fim de janeiro.

Continua depois da publicidade

No dia 27, o governo de Emmanuel Macron anunciou que seriam feitas alterações no passe sanitário para acessar restaurantes, cinemas, teatros, estádios e o transporte público. Atualmente, pode entrar quem tem a vacinação completa ou tem um teste negativo recente (de 48h a 72 horas) para a Covid-19.

A mudança faria com que a entrada fosse permitida apenas para os vacinados e a data certa de início da alteração está sendo debatida por um comitê científico. Ainda conforme Véran, são cerca de cinco milhões de franceses que ainda não iniciaram o ciclo vacinal contra a Covid-19.

Assim como acontece por toda a Europa, a França vem enfrentando o avanço da variante ômicron, que é muito mais transmissível que a cepa dominante anterior, a Delta. No entanto, apesar de também apresentar aumentos, as mortes estão bem abaixo dos picos registrados nas últimas três ondas da doença.

Continua depois da publicidade

Já as internações estão “em um nível preocupante”, segundo o ministro, que destacou que na região de Paris “70% dos pacientes que estão em terapia intensiva não estão vacinados – e dos vacinados, 80% são imunossuprimidos”.

Aos não vacinados, Véran voltou a fazer um apelo. “Há pouca chance de vocês passarem sem se contaminar. Eu digo isso não como uma ameaça, até porque sou médico e trato a todos da mesma maneira. Mas, é improvável que você não se contamine porque a circulação do vírus está muito forte e as pessoas mais propensas a pegar as formas graves são aquelas que não estão vacinadas”, acrescentou.