Tesouro Direto: taxas de títulos públicos revertem alta e caem nesta 6ª; juros de prefixados chegam a 12,1% ao ano

Em dia de agenda mais esvaziada, investidores monitoram desdobramentos da PEC dos Precatórios e dados de emprego dos EUA

Bruna Furlani

Publicidade

SÃO PAULO – Após duas sessões de forte oscilação nos preços e taxas do Tesouro Direto, o mercado de títulos públicos reverteu a alta vista no começo da manhã desta sexta-feira (5) e opera agora à tarde com queda nos prêmios pagos pelos papéis.

Em dia de agenda econômica esvaziada e sem grandes destaques no âmbito político, investidores acompanham mais um dia do leilão 5G e desdobramentos em torno da PEC dos Precatórios, já que há certo temor de que alguns partidos mudem de posição nas discussões da próxima terça-feira (9), quando a proposta volta a ser analisada.

No radar externo, atenção também para o relatório de emprego de outubro nos Estados Unidos. Já na Ásia, o mercado monitora o aumento de casos de Covid e lockdowns na China, além do anúncio de problemas de pagamento envolvendo a segunda maior incorporadora chinesa, a Kaisa Group.

Continua depois da publicidade

No Tesouro Direto, na atualização das 15h, a remuneração do papel prefixado com vencimento em 2026 recuava para 11,98%, abaixo dos 12,20% vistos no começo do dia. Um dia antes, no entanto, o título oferecia juro de 12,14% ao ano.

Da mesma forma, o retorno pago pelo Tesouro Prefixado 2031, com juros semestrais, era de 11,74%, frente aos 12,02% ao ano registrados na abertura das negociações. O valor também é menor do que os 11,94% ao ano vistos na sessão anterior.

Nesta sexta-feira, a rentabilidade oferecida pelos papéis prefixados de prazo mais curto – 2024 e 2026 – continuava maior do que o retorno oferecido pelo título com vencimento em 2031. A diferença entre o Tesouro Prefixado 2024 e o 2031 chegava a 33 pontos-base, na atualização das 15h.

Continua depois da publicidade

Já entre os títulos atrelados à inflação, o retorno real oferecido pelo Tesouro IPCA+ 2026 era de 5,18%, contra 5,28% ao ano, no início do dia. Na tarde de ontem, a rentabilidade oferecida era de 5,21%. No mesmo horário, o Tesouro IPCA+ 2055 com pagamento de juros semestrais oferecia rentabilidade real de 5,30%, levemente acima dos 5,27% do dia anterior.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (5): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

PEC dos Precatórios, combustíveis e leilão 5G

Na cena política, os olhares dos agentes financeiros seguem focados nos desdobramentos da PEC dos Precatórios. Após aprovação do texto-base da proposta na madrugada de quinta-feira (4), Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, reiterou que a PEC volta ao plenário da casa às 9h da próxima terça-feira (9).

Continua depois da publicidade

Depois de uma votação apertada, com 312 votos a favor – pouco acima dos 308 votos favoráveis necessários, o jornal Valor Econômico informa que a aprovação em primeiro turno desagradou lideranças do PDT, PSB, Podemos e PSDB.

Segundo a publicação, tais partidos agora intensificaram esforços para convencer colegas a retirar o apoio à medida no segundo turno. Ciro Gomes (PDT), por exemplo, chegou a “suspender” sua pré-candidatura à Presidência, após colegas de partido aderirem à PEC. No Senado, a proposta também enfrenta resistência, diz o jornal.

A PEC dos Precatórios é a principal aposta que o Ministério da Economia possui hoje na mesa para abrir espaço orçamentário em 2022Com essa folga, o governo pretende custear o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que vai substituir o Bolsa Família – com valor médio de R$ 400.

Continua depois da publicidade

Outro tema que gera preocupação entre investidores porque pode provocar maiores pressões inflacionárias são os combustíveis. Reportagem do jornal Valor Econômico mostra que outubro foi o mês mais caro deste século para consumidores da gasolina.

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal, o reajuste anunciado na semana passada pela Petrobras deve gerar um impacto de 3% na bomba. Caso esse percentual se confirme, isso poderia aumentar em 0,18 ponto percentual a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro.

Também no radar dos investidores está o leilão 5G. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado adquiriu cerca de 85% das licenças para uso das faixas de radiofrequência no leilão.

Continua depois da publicidade

O resultado do certame, classificado pela agência como o maior da América Latina e o segundo do Brasil (só perde para o do Pré-Sal). O leilão terminou com um valor total de R$ 46,79 bilhões, segundo informou a Anatel.

Radar externo

Na cena internacional, o mercado acompanha os dados de emprego dos Estados Unidos. O Departamento de Trabalho americano divulgou nesta sexta que o país criou 531 mil empregos em outubro.

O dado foi acima do esperado. A mediana da pesquisa da Refinitiv com economistas projetava criação de 450 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, ante criação de 194 mil vagas em setembro.

A taxa de desemprego, por sua vez, recuou de 4,8% para 4,6%. A projeção da Refinitiv era que a taxa de desocupação ficaria em 4,7% no mês passado.

Já na Ásia, a incorporadora Kaisa Group anunciou que deixou de pagar parte das dívidas em produtos de gestão de patrimônio. A empresa é a segunda maior no setor na China, atrás apenas do Evergrande Group, que está fortemente endividado.

Outro destaque está no anúncio da Pfizer de que a sua pílula contra a Covid-19 reduziu hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco em 89%. Em comunicado, a farmacêutica disse que planeja enviar os resultados às autoridades reguladoras dos Estados Unidos para autorização emergencial do medicamento o mais rápido possível.