Fabricantes de chips alertam que crise pode durar até 2022

Pouca oferta, contudo, tem beneficiado as fabricantes, com aumento da receita elevando os lucros a níveis recordes

Bloomberg

Chip (Pok Rie/Pexels)

Publicidade

(Bloomberg) – No final de julho, a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, disse que a situação estava melhorando para montadoras afetadas pela escassez de chips que fechou fábricas e paralisou a produção.

Mas, ao que parece, não muito. Nesta semana, fornecedores desses componentes eletrônicos essenciais alertaram que o problema está longe de acabar e disseram que o rápido giro da indústria automobilística para veículos elétricos pode dificultar ainda mais sua capacidade de fechar a lacuna. Seus clientes compartilham a visão cautelosa.

Segundo as duas maiores fabricantes de chips usados por montadoras, Infineon Technologies e NXP Semiconductors, oferta e demanda não estarão equilibradas até meados do próximo ano.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso significaria uma crise prolongada para montadoras que enfrentam o problema desde o fim de 2020.

“É muito importante enfatizar o quanto estamos aumentando a oferta”, disse o CEO da NXP, Kurt Sievers, em entrevista. “A demanda ainda supera a oferta”, e o aperto durará até 2022, afirmou.

As fabricantes de chips têm pouco do que reclamar, pois o aumento da receita elevou os lucros a níveis recordes.

Continua depois da publicidade

Mas concessionárias de automóveis estão com os pátios vazios, o que limita a oportunidade de as montadoras aproveitarem ao máximo o aumento da demanda pós-Covid. Com as incertezas prolongadas, as montadoras podem perder pelo menos US$ 110 bilhões em vendas este ano.

A escassez também ameaça desacelerar a transição para veículos elétricos. As marcas de automóveis anunciaram uma série de novos modelos elétricos este ano, e até ícones de motores a gasolina, como a picape F-150 da Ford, estão recebendo versões elétricas.

Baterias, motores elétricos e sistemas que monitoram e controlam VEs são baseados em semicondutores. Novos recursos de entretenimento, segurança e assistência ao motorista também contam com chips.

Continua depois da publicidade

O efeito líquido é que um carro agora precisa de muito mais semicondutores.

Leia também:
Preços de carros usados sobem mais de 13% no primeiro semestre diante da falta de peças e ritmo mais lento na produção

Ilustrando isso, as vendas de chips para automóveis da NXP aumentaram 21% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Isso mesmo com a produção mundial de automóveis tendo encolhido 13%, de acordo com Sievers.

Publicidade

O conteúdo de semicondutores em veículos elétricos, incluindo híbridos, é o dobro de um carro movido a gasolina, disse. Em 2022, os VEs serão responsáveis por cerca de 25% da produção de automóveis, o dobro dos 12% em 2020.

São necessários meses para que fabricantes de chips possam aumentar a produção, ou dois anos para construírem uma fábrica de bilhões de dólares. Enquanto isso, a pandemia de coronavírus ainda causa problemas na produção.

A grande maioria dos chips usados em veículos são fabricados com tecnologias de produção mais antigas. A indústria não investiu nesse tipo de fabricação porque está mais perto da obsolescência e é menos lucrativa do que os chips usados em smartphones e computadores mais recentes.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, uma série de fábricas planejadas ou em andamento deve ajudar, embora não tão cedo.

“Levará de 12 a 18 meses para essas fábricas entrarem em operação”, disse Syed Alam, responsável pela prática de semicondutores da Accenture. “O silício no setor automotivo vem crescendo rapidamente. Os veículos elétricos levam isso a um nível diferente.”

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se grátis e participe.