“Quando a Anvisa der aval, vamos ter farmácias vendendo em nossa plataforma”, diz presidente do Mercado Livre

Steleo Tolda e Tulio Oliveira, VP do Mercado Pago no Brasil, participaram de live do InfoMoney e disseram: grupo não deve voltar a pagar dividendos tão cedo

Anderson Figo

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SÃO PAULO — Empurrado pelo boom do e-commerce na pandemia de coronavírus, o marketplace argentino Mercado Livre (MELI34) teve receita de US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre de 2020, com crescimento de 97% sobre o mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2020, a cifra chegou a US$ 4 bilhões, numa alta de 73%.

Apesar desse desempenho, que teve fôlego especialmente por causa do Brasil, onde as operações representaram mais da metade da receita trimestral da companhia, o Mercado Livre terminou o quarto trimestre de 2020 com prejuízo de US$ 50 milhões — e não estima voltar a pagar dividendos tão cedo.

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“No acumulado do ano passado, ficamos praticamente no zero a zero, sem lucro, nem prejuízo. Houve pressão de custos, como aumento do gasto da frota com combustíveis, mas também houve investimentos pesados em logística. Faz parte da nossa estratégia de ganhar escala”, afirmou o presidente de commerce para América Latina, Stelleo Tolda, em live do InfoMoney nesta terça-feira (23).

A entrevista faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, no qual CEOs e outros executivos importantes de empresas da Bolsa comentam os balanços do quarto trimestre de 2020 e o desempenho anual das companhias, e falam também sobre perspectivas. Para não perder as próximas lives, que acontecem até o início de abril, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

De acordo com Stelleo, embora o Brasil tenha puxado a fila dos mercados que mais cresceram dentro do grupo, houve uma surpresa positiva com o bom desempenho de mercados secundários, como Colômbia e Chile — o Mercado Livre atua em 18 países, sendo as operações mais fortes no Brasil, México e Argentina.

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Por aqui, a companhia está otimista com o crescimento de seu marketplace, especialmente com a chegada de um novo segmento na plataforma de vendas on-line: o de supermercados.

“O GPA, dono da marca Pão de Açúcar, já anunciou nossa parceria, por exemplo. Por enquanto, só conseguimos fazer a entrega de produtos secos, mas a expectativa, e estamos estudando a melhor logística para isso, é de que nos próximos meses a gente também possa entregar produtos congelados”, afirmou Tolda.

O presidente do Mercado Livre disse ainda que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está analisando a possibilidade de marketplaces como o Mercado Livre venderem produtos farmacêuticos através de parceiros plugados em sua plataforma — uma notícia animadora diante do aumento da demanda por medicamentos e outros produtos de farmácias na pandemia de coronavírus.

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“Tem alguns players grandes que conseguem fazer a logística por conta própria, mas o mercado é pulverizado e tem muitas redes menores de farmácias que poderiam ser nossos clientes neste serviço”, disse. Sobre remuneração ao acionista, porém, o Mercado Livre está mais conservador, e acredita que ainda não é hora de focar nisso.

“Nós já pagamos dividendos no passado, mas agora estamos numa fase de investimentos, por isso não temos previsão para voltar a pagar dividendos ainda”, destacou o presidente do Mercado Livre. Apenas no Brasil, a companhia planeja investir R$ 10 bilhões em 2021 — boa parte em logística, mas também em outras áreas, como crédito para pequenas empresas.

O Mercado Pago, fintech do grupo, ajudou na performance positiva das operações brasileiras. “Tivemos crescimento em todos os seguimentos, de wallet, de maquininhas. Apenas os pagamentos online saltaram 143% de um ano para o outro, e a área de crédito também cresceu”, afirmou Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.

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Embora a inadimplência entre a baixa renda tenha crescido nos últimos meses no segmento de crédito do Mercado Pago, Oliveira disse que a companhia está provisionada para lidar com isso e segue pronta para colocar a todo vapor seu novo produto: o cartão de crédito. “Hoje, 4 milhões de clientes já utilizam nosso cartão de débito. Vamos começar por eles”, afirmou.

O executivo citou que o Mercado Pago teve bom crescimento não apenas nas vendas via Mercado Livre, mas fora também. Ele também ressaltou que a pandemia pode ter acelerado o processo de digitalização, mas que a fintech do Mercado Livre no Brasil estava preparada para absorver a escala — somente entre o segundo e terceiro trimestres do ano passado o Mercado Pago ganhou mais de nove milhões de novos clientes no país.

Isso é fruto de investimentos em novas tecnologias e também em parceiras fechadas com grandes empresas, segundo o VP da marca. Os executivos falaram ainda sobre a não intenção do Mercado Livre de comprar os Correios em um eventual leilão de privatização no futuro.

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“Em 2017, nossas entregas eram 95% feitas via Correios. Hoje, são menos de 10%. Se os Correios forem privatizados, e eu como brasileiro quero isso, podemos até pensar em voltar a aumentar nossas entregas com a empresa, sob uma gestão melhor. Mas a gente comprar os Correios não é uma possibilidade”, enfatizou Tolda.

Eles falaram ainda sobre a possibilidade de crescimento de mercado no Brasil, uma vez que apenas 10% do varejo é via e-commerce. Tolda explicou ainda sobre a emissão de US$ 400 milhões do Mercado Livre em bonds sustentáveis, que serão usados em projetos ESG. Assista à live completa acima.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.