Publicidade
SÃO PAULO – O IPV (Índice de Preços no Varejo) fechou o ano de 2008 com alta de 4,75%, conforme divulgou a Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) nesta segunda-feira (12).
O levantamento revelou também que, no último mês de 2008, o indicador de preços ficou praticamente estável, com leve queda de 0,04%, em comparação com novembro.
Destaques setoriais
Conforme revela a Fecomercio-SP, apenas três dos 20 grupos analisados registraram queda nos preços ao longo do ano que se encerrou: Veículos, Eletrodomésticos e CDs.
Além disso, apesar da crise financeira internacional, a demanda foi aquecida no setor imobiliário na maior parte do ano passado, provocando impacto direto nos preços do segmento de Material de Construção, o qual apresentou a maior alta, de 21,7%.
Na tabela abaixo, é possível conferir o comportamento de cada setor do varejo, em 2008:
| Índice de Preços no Varejo | |||
| Grupo | Variação anual | ||
| Açougues | 16,46% | ||
| Autopeças e Acessórios | 5,06% | ||
| Brinquedos | 1,87% | ||
| CDs | -0,10% | ||
| Combustíveis e Lubrificantes | 1,20% | ||
| Drogarias e Perfumarias | 5,74% | ||
| Eletrodomésticos | 0,23% | ||
| Eletroeletrônicos e outros | -10,61% | ||
| Feiras | 4,62% | ||
| Floriculturas | 9,85% | ||
| Jornais e Revistas | 1,75% | ||
| Livraria | 2,23% | ||
| Material de Construção | 21,7% | ||
| Material de Escritório e Outros | 3,72% | ||
| Óticas | 4,69% | ||
| Padarias | 11,96% | ||
| Relojoarias | 10,63% | ||
| Supermercados | 6,78% | ||
| Vestuário, Tecidos e Calçados | 3,96% | ||
| Veículos | -0,22% | ||
Fonte: Fecomercio-SP