Alimentos avançam e IPC-S acelera na última semana de setembro

Variação foi 0,06 ponto percentual acima da registrada na semana anterior, ficando em 0,46% na última medição de setembro

•

Publicidade

SÃO PAULO – O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) apresentou alta e encerrou a última semana de setembro com inflação de 0,46%, 0,06 ponto percentual acima do verificado uma semana antes (0,40%).

De acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), dentre os sete grupos analisados, cinco registraram aceleração nos preços, enquanto um repetiu a variação e outro desacelerou na semana encerrada em 30 de setembro.

Uma das principais influências para o resultado do índice partiu do grupo Alimentação, cuja variação nos preços dos produtos no período analisado passou de 0,63% para 0,84%. Neste grupo, os itens limão (29,55% para 36,49%), pão francês (2,08% para 2,17%) e alcatra (3,97% para 4,63%) responderam pelos maiores impactos.

Outros grupos
Outros grupos também contribuíram para o resultado do IPC-S: Vestuário, incentivado pela alta nos preços das roupas (de 1,12% para 1,22%), por exemplo, passou de 0,89% para 1%.

As outras contribuições vieram de Habitação (de 0,29% para 0,32%), impactado pelo item taxa de água e esgoto residencial (de 1,07% para 1,32%); Educação, Leitura e Recreação (de 0,22% para 0,30%), incentivado pela alta de show musical (de 0,15% para 5,68%); e Despesas Diversas (de 0,17% para 0,21%), com influência de alimento para animais domésticos (de 2,02% para 2,46%).

Transportes que passou de 0,09% para -0,01%, por outro lado, exerceu pressão contrária para o resultado do IPC-S no período, sendo que, neste caso, a principal influência veio do item gasolina, cuja taxa passou de 0,02% para -0,31%.

Continua depois da publicidade

Já o grupo Saúde e Cuidados Pessoais repetiu a variação da semana anterior, ficando em 0,44%.