Preço é o atributo menos importante quando se trata de respeito ao consumidor

Segundo estudo, o atributo foi citado por apenas 22% das pessoas; qualidade do atendimento é o mais importante

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – O preço é o atributo menos importante para que as empresas sejam consideradas companhias que respeitam o consumidor. Ao menos esta foi uma das conclusões apuradas na oitava edição do estudo sobre “As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, realizado pela Shopper Experience em parceria com o Grupo Padrão.

De acordo com o levantamento, a economia estabilizada, juntamente com o baixo índice de desemprego e a confiança no futuro do País, contribuiu para que o atributo fosse citado por apenas 22% dos entrevistados, sendo que as condições de pagamento, o preço acessível e as menores taxas de juros, neste sentido, foram as mais lembradas.

Considerando as cidades participantes do estudo – São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte -, os habitantes da capital gaúcha são os que mais consideram o preço um requisito importante, quando se trata de respeito ao consumidor, com 30% de citações. Em seguida, aparecem Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com 27% e 25% das indicações, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Pernambuco, por outro lado, é a cidade onde o preço foi o menos citado entre os atributos que definem se uma empresa respeita ou não os consumidores, com índice de 10%.

Outros atributos
No geral, a qualidade do atendimento foi eleito o item mais importante, quando se trata de respeito ao consumidor, sendo citada por 48% dos entrevistados. Por localidade, neste item, o destaque foi Belo Horizonte, com índice de 63%. Logo a seguir, estão Porto Alegre (58%) e Recife (50%).

Em São Paulo, onde o fator é o mais importante em relação ao respeito ao consumidor, o item foi citado por 47% dos entrevistados. “O consumidor brasileiro valoriza a atenção dos funcionários que o atende, bem como a capacitação e o trato de forma educada”, explica o especialista internacional em relações de consumo e CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir.

Continua depois da publicidade

Em segundo lugar no ranking dos fatores mais importantes quando se trata de respeito ao consumidor está a qualidade do produto, com 42% de menções. O índice que é ainda maior na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo (55%), no Rio de Janeiro (47%) e mesmo na capital paulista (46%).

Já quando o assunto é a imagem da empresa, item citado como importante por 34% dos entrevistados, o destaque fica com o Rio de Janeiro, onde houve 43% de menções.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, pois conhecem seus direitos e cobram das corporações que eles sejam cumpridos, e este é um sinal de alerta às empresas que ainda não têm foco total nas satisfação de seus clientes”, diz Meir.