Publicidade
SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que a inflação comece a ceder a partir deste mês. De acordo com ele, o aumento dos preços ainda é provocado “fundamentalmente” por conta dos alimentos, mas isso não deve continuar por muito tempo.
“Os serviços já dão sinais de queda da inflação. Nós estamos vigilantes e vamos tomar medidas em relação a isso, mesmo sabendo que, daqui a pouco, essa inflação de alimentos estará caindo”, disse Mantega, de acordo com a Agência Brasil.
IPCA
Em relação ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que apesar de ter registrado leve recuo para 0,79% em março (ante 0,80% em fevereiro), ficou acima da sua previsão (0,45%, anunciada há pouco mais de 20 dias), ele justificou:
“Todos os analistas se enganaram. Houve um repique da inflação de alimentos que não era esperado, que tem a ver com o regime de chuvas. Foi excepcional porque todo ano, a essa altura, o preço dos alimentos começa a cair”, afirmou Mantega.