3 aplicações financeiras para ganhar dinheiro com a alta do dólar

O dólar está em alta, mas é possível se proteger e ganhar em cima disso

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A cotação do dólar superou os R$ 3,80 novamente nesta semana e a expectativa é de que daqui para frente, com as eleições presidenciais no horizonte e aumento dos juros nos Estados Unidos, a instabilidade da moeda americana continue. É possível, porém, surfar essa tendência de alta através de aplicações financeiras, como os fundos cambiais.

Pensando nisso, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) listou alguns tipos de aplicações em que o brasileiro pode aproveitar a tendência de alta da moeda. Confira:

1. Fundos Cambiais

Uma das formas mais práticas de ter exposição ao dólar em sua carteira de investimentos é aplicar em fundos cambiais, que são fundos de ações com no mínimo 80% da carteira em ativos relacionados à variação de preços de moeda estrangeira ou à variação do cupom cambial. Além de estarem sujeitos à variação cambial, os ativos podem ter outros tipos de risco, como títulos de dívida com risco de crédito. O restante deve ser aplicado em títulos e operações de renda fixa, pré ou pós-fixadas a CDI/Selic.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais: Como o investidor brasileiro pode ganhar dinheiro com a alta da moeda?

2. Dólar em espécie

De acordo com a Anbima, comprar dólar em espécie é uma opção vantajosa se a pessoa tiver objetivos no curto ou médio prazos, como fazer um curso no exterior ou mesmo viajar com a família, por exemplo. Neste caso, a melhor estratégia é comprar dólar aos poucos, de forma a chegar no “preço médio” e fugir da oscilação da moeda.

É preciso lembrar, porém, que nesta opção a pessoa fica com o dinheiro “preso”, sem poder aproveitar os momentos de alta, há riscos, como possibilidade de roubo e os custos, caso deseje trocar dólar por real. Além disso, o papel-moeda vai se deteriorando ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade

3. Contratos futuros de dólar

Outra maneira de investir em dólar é comprando contratos futuros de dólar na bolsa. Segundo a Anbima, esse tipo de aplicação pode ser utilizado como forma de proteção para quem vai precisar arcar com pagamentos na moeda americana no futuro.

Um exemplo disso é a pessoa que está planejando uma viagem e quer garantir que o dólar não suba até a data da viagem. Ao comprar um minicontrato de dólar no mercado futuro, caso a moeda se valorize, o investidor ganha a diferença. Por outro lado, se a cotação cair, a pessoa perde, mas acaba desembolsando menos com hospedagem e outros custos em dólar.

Por que investir em dólar?

Especialistas recomendam o investimento em ativos como dólar como instrumento financeiro de proteção do patrimônio. Dessa forma, em uma situação de crise da economia brasileira, ter uma parcela da carteira de investimentos exposta ao dólar ajuda a se proteger das turbulências locais. Além disso, o dólar pode ser utilizado como forma de diversificação da carteira, de forma a diluir os riscos de seus ativos.

Quer ganhar dinheiro com a alta do dólar? Abra uma conta na XP