Invista em ativos internacionais com proteção do capital

Com aporte de R$ 15 mil já é possível investir em ouro, petróleo, ações e índices domésticos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os Certificados de Operações Estruturadas (COE) permitem que o investidor tenha acesso a diversos ativos internacionais, como commodities, ações, moedas, ETFs e índices, incorrendo em risco cambial ou não. Além dos valores mínimos serem baixos, esses produtos permitem ao investidor diversificar seu portfólio e obter ganhos expressivos, minimizando os riscos. Isso porque a maioria dos COE emitidos no Brasil (94%) são de capital protegido, assim quem aplica hoje já tem noção de quanto dinheiro terá ao final do investimento. Na pior das hipóteses, quem investir vai sair com o mesmo dinheiro que entrou, perdendo apenas o rendimento que obteria se tivesse escolhido um ativo que apresentou retornos maiores.

“Temos acordos para distribuição com quatro bancos e estamos pensando em mais quatro emissores de COE na nossa plataforma. A ideia é lançar pelo menos um COE por mês”, afirma Maria Tereza Kattar, responsável pela distribuição do produto na XP Investimentos, primeira corretora a distribuir um COE no Brasil, em fevereiro deste ano.

Como os COE não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), a corretora tem focado em se vincular a bancos sólidos. “Todas nossas emissões são feitas por bancos de primeira linha, para mitigar o risco de crédito”, ressalta Kattar.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com aportes em torno de R$ 15 mil, é possível acessar mercados complexos com a garantia do capital protegido, independentemente do resultado da operação. Suponha que o investidor decida investir em um COE atrelado ao índice S&P 500. Em um exemplo de estrutura, ele irá receber uma taxa fixa próxima da inflação, mais a variação ilimitada do índice. No pior cenária, caso o índice registre uma variação nula ou negativa, o cliente recebe o capital investido mais a inflação. Saiba como investir no S&P 500, maior índice de ação do mundo, com o capital protegido. Confira algumas das emissões que já foram distribuídas pela XP Investimentos.

COE de ouro

No vencimento, o investidor ganha 100% da variação do Ouro, a partir do nível ótimo de entrada, limitado à 30%, com exposição cambial. Em caso de queda no preço do ativo, o capital está protegido. A entrada é fixada no nível mais baixo da variação do ativo no primeiro mês, que varia de acordo com o ETF – SPDR GOLD SHARES (GLD): http://www.spdrgoldshares.com/

Continua depois da publicidade

Ações americanas

O investidor recebe um cupom acumulado, em reais, caso as 3 ações que compõe o COE (Amazon, Nike e Walmart) estejam iguais ou acima dos preços iniciais nas respectivas datas de observação. No vencimento, se a estrutura ainda não tiver sido encerrada e pelo menos uma das ações tenha apresentado queda, o investidor recebe o capital investido.

COE de Petróleo

O COE participa da variação positiva do United States Oil Fund (USO),  ETF que segue o desempenho do WTI, recebendo no vencimento 1,2 vezes a variação do ativo em reais limitada à 20%. Ganho máximo de 24%. Em caso de queda no preço do ativo, o capital está protegido. Não há risco cambial.

Para saber mais sobre esses investimentos, acesse nossa página completa sobre COE

Quer começar a investir em COE? Abra sua conta na mais instituição financeira independente do Brasil, CLICANDO AQUI