Conheça a queridinha do Ibovespa; papel é recomendado 15 vezes

A ação da Vale é, pela nona vez consecutiva, a preferida dos analistas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O terceiro mês de 2014 certamente será lembrado por boa parte dos investidores em ações no Brasil como um excelente mês para os investimentos. O Ibovespa, principal índice da Bovespa, no período, subiu 7,05%, puxado principalmente pelo bom desempenho das empresas controladas pelo governo, que subiram devido à queda de Dilma nas pesquisas. Com o otimismo, muitos analistas mantiveram boa parte de suas recomendações para o mês de abril.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Assim, a Vale (VALE5) foi, pela nona vez seguida a campeã de indicações para o mês de abril, com o mesmo número de recomendações do mês passado: 15, de um total de 28 carteiras diferentes.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

O segundo lugar também foi o mesmo nesse mês: o Itaú Unibanco (ITUB4). No entanto, dessa vez o banco teve uma indicação a menos em relação à março e marcou 13 recomendações de compra.

Ação Recomendações
Abril/2014
Recomendações
Março/2013
Vale PNA 15 15
Itaú Unibanco PN 13 14
Ambev ON 11 12
Pão de Açúcar PN  11 11
BRF ON  11 11
BB Seguridade 10 11
Cielo ON 9 12
Estácio ON 8 6
Petrobras PN 8 7
Suzano PNA 7 7

Já no terceiro lugar, um empate triplo: Ambev (ABEV3), Pão de Açúcar (PCAR4) e BRF (BRFS3), cada uma com 11 indicações. No mês passado, a terceira posição era ocupada pela Ambev e pela Cielo (CIEL3), que, dessa vez, ficou na sétima posição, com 9 recomendações.

Continua depois da publicidade

Mais uma vez, a Vale na frente
A mineradora é a maior produtora de minério de ferro do mundo, além de ter operações em 27 países, em todos os continentes do mundo. A companhia ainda minera e produz outros metais e minérios, como manganês, cobre, carvão térmico e metalúrgico, fosfatos, potássio, cobalto e metais do grupo da platina.

A equipe de análise da Coinvalores explicou, em relatório, que o setor de mineração continua promissor, apesar do menor crescimento da economia chinesa. Os especialistas destacam ainda que a Vale prevê embarques de 312 milhões de toneladas de minério de ferro em 2014 e que essa expectativa é factível. Para o período de 2015 a 2017, os analistas afirmam que acreditam que haverá um crescimento de volumes vendidos, uma vez que a capacidade produtiva da empresa deve ser elevada.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 28 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Coinvalores, Concórdia, EconoFinance, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Inva Capital, Rico/Octo, Omar Camargo, PAX, TOV, Planner, Quantitas, Santander, Solidez, SLW, Souza Barros, Um Investimentos, Votorantim, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Continua depois da publicidade

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em abril, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.