Na contramão da popularidade de Dilma, Ibovespa tem a maior alta mensal em 2 anos

O principal índice da bolsa de valores liderou o ranking de investimentos após cinco meses, ao subir 7,05%

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O melhor investimento de março foi na bolsa de valores, visto que seu benchmark, o Ibovespa, valorizou-se 7,05% no mês, após subir 2,65% no mês anterior. O aumento do apetite por risco no mercado brasileiro está ligado diretamente com a perda de popularidade da presidente Dilma Rousseff, que caiu sete pontos percentuais na última pesquisa CNI/Ibope, que avalia o governo.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

De acordo com Clodoir Vieira, economista e consultor da Compliance Comunicação, as ações de estatais, como Eletrobras (ELET3, ELET6) e Petrobras (PETR4), foram as principais responsáveis por puxar o índice para cima. “Essas companhias subiram muito devido à queda da Dilma nas pesquisas, afinal, elas foram as mais prejudicadas na gestão da presidente”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Segundo o especialista, daqui para frente o que mais irá mexer com o desempenho da bolsa de valores são as pesquisas eleitorais, visto que o mercado está com muita aversão às políticas macroeconômicas da presidente Dilma, assim como à sua gestão de empresas estatais. “O excesso de intervenções e o uso das companhias como instrumento de controle de inflação as prejudicou muito, então cada vez que o mercado sentir que a presidente ela tem mais chance de perder as eleições, essas empresas irão subir muito”, disse.

Logo atrás da renda variável ficou o investimento em CDB Pré 30 dias, com alta de 0,85%, seguido do CDI, que valorizou 0,80%, e da poupança, com alta de 0,50%. O Ifix, benchmark dos fundos de investimento imobiliário, também fechou o mês em alta, de 0,45%.

Continua depois da publicidade

Do outro lado da ponta, ficou o investimento em ouro, como pior investimento do mês, com queda de 4,76%, seguido do dólar, que caiu 2,17%.

Veja a rentabilidade dos investimentos em março:

Investimento Março Real*
*Deduzida a variação do IGP-M, que teve alta de 1,67% em março
**CDB líquido (acima de R$ 100 mil) 
***Taxa Efetiva Anbima
Ibovespa +7,05% +5,29% 
CDB Pré – Bancos Primeira Linha** +0,85% -0,81%
CDI*** +0,80% -0,86% 
Poupança +0,50% -1,15% 
Ifix +0,45% -1,20% 
Dólar -2,17% -3,78% 
Ouro -4,76% -6,32%