Ouro valoriza 10,82% e é considerado o investimento mais rentável de agosto

A segunda melhor aplicação do mês foi o Dólar, com alta de 4,5%

Arthur Ordones

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ouro 250 gramas valorizou 10,82% em agosto, sendo assim o investimento mais rentável do mês. Em julho, o investimento havia valorizado 9,73%.

A segunda melhor aplicação do mês foi o Dólar, que valorizou 4,5%. No mês anterior, a moeda também havia ficado no segundo lugar, com alta de 2,19%. Logo em seguida aparece o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, que apresentou alta de 3,68%, após alta de 1,64% no mês anterior. A perda acumulada de 2013 do benchmark é de 17,96% até o dia 30 de agosto.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com José Góes, economista, essa alta expressiva do ouro foi um repique, por conta de meses seguidos de queda no primeiro semestre, influenciado pelos conflitos na Síria. “Se a situação na Síria piorar, pode vir a subir mais, mas eu não acredito que o movimento de alta continue, pois está muito caro carregar Ouro com as taxas de juros subindo no mundo inteiro e com o dólar apreciando muito em relação a outras moedas”, afirmou.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Segundo ele, já o Dólar, que está uma ascensão absoluta há um bom tempo, deve continuar subindo nos próximos meses, afinal, a melhora do ambiente econômico norte-americano pode ocasionar no fim do QE3 e em uma elevação da taxa de juros do país. “Mesmo com as intervenções do Banco Central, a moeda norte-americana deve continuar apreciando frente ao real e também frente a moedas de outros países emergentes”, completou.

Continua depois da publicidade

Renda fixa continua andando de lado
No mercado de renda fixa, tanto o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), quanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) – Pré 30 dias (bancos de 1ª linha) e a Poupança continuaram andando de lado em relação aos meses anteriores. As rentabilidades foram de 0,69%, 0,70% e 0,51%, respectivamente, contra valorização de 0,67%, 0,66% e 0,48%, nesta ordem, no mês passado. A elevação da valorização da poupança ocorreu devido a mais um aumento da taxa Selic, na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

Ifix: único investimento com rentabilidade negativa do mês
Em agosto, o índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários mais líquidos negociados na BM&FBovespa, terminou com queda de 4,27%. Além de ser o único investimento a apresentar queda no mês, seu desempenho em agosto ainda foi muito inferior ao do mês anterior, quando havia fechado em queda de apenas 0,56%.

Veja a rentabilidade dos investimentos em agosto:

Investimento Agosto Real*
Deduzida a variação do IGP-M que subiu 0,15% em agosto de 2013
**CDB líquido (acima de R$ 100 mil) 
***Taxa Efetiva Andima 
Ouro 250 gr  +10,82% +10,65%
Dólar +4,50% +4,34%
Ibovespa +3,68% +3,52%
CDB Pré 30 dias +0,70% +0,55%
CDI +0,69% +0,54%
Poupança

+0,51%

+0,36%
Ifix -4,27% -4,41%