‘Superciclo’ de commodities não está nem perto de terminar, diz gestor

"O superciclo vem pela ascensão de grandes massas emergentes à classe consumidora e pela escassez de matérias primas; o ormal é que dure 50 anos", diz Paulo Possas

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do ralli de alta dos últimos dias, a bolsa brasileira ainda tem um dos piores desempenhos entre as bolsas mundiais no acumulado do ano. Mesmo em relação aos países emergentes, o Ibovespa (principal índice de ações brasileiro) também apresenta um desempenho pior.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O sócio da gestora de recursos Eagle Capital, Paulo Possas, afirma que um dos motivos para este desempenho é a precificação do chamado fim do ‘superciclo das commodities’. No entanto, ele acredita que o superciclo ainda está longe de terminar.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“De todos os argumentos para derrubar o Brasil, o mais recente é o mais falacioso. Ele rotula o país como ‘commodities’ e decreta o fim do superciclo iniciado em 2000. Ora, isso não é verdade. O superciclo vem pela ascensão de grandes massas emergentes à classe consumidora e pela escassez de matérias primas. O normal é que dure 50 anos”, aponta Possas, em carta enviada aos cotistas.

Ele afirma que o que acabou em 2008 foi apenas um ciclo. “Isto é, uma perna do superciclo”, explica. Ele ressalta que o minério de ferro não vai voltar a custar US$ 10 a tonelada, nem o açúcar a US$ 0,12 cents a libra. A China também não vai deixar de crescer – apesar de crescer menos. “Ainda assim, a taxas boas, de 7% a 7,5% [ao ano]”, acredita.

De acordo com o gestor, a precificação do Brasil envolvia uma queda maio no preço das commodities. No entanto, ele diz que o preço minério de ferro, nosso principal item de exportação, não vai recuar tanto, já que a produção de aço continua aumentando e, nos próximos anos, haverá uma grande substituição do minério de ferro chinês doméstico por importado – devido ao rápido esgotamento das minas locais.

Continua depois da publicidade

“Nas commodities agrícolas, a alta de 2012 teve a ver com quebra de safra nos Estados Unidos e não com aumento de consumo na China. Com a volta ao normal, os preços caem. Isso é ciclo e não superciclo”, conclui.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip