As ações de dividendos mais recomendadas pelos analistas para julho

A Tractebel ganhou muitas recomendações em julho e assumiu a primeira posição junto com a campeã dos últimos 11 meses

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Telefônica Brasil (VIVT4) ficaram em primeiro lugar pelo décimo primeiro mês seguido nas carteiras recomendadas de dividendos, mas dessa vez a companhia dividiu a posição com a Tractebel (TBLE3), que subiu de duas para seis recomendações. Já a empresa de Telecom havia sido recomendada por cinco carteiras no mês anterior. O Portal InfoMoney analisou 11 carteiras de dividendos para fazer o ranking de julho.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O segundo lugar também surpreendeu neste mês. A Ambev (AMBV4), que havia sido recomendada por apenas uma corretora no mês passado, assumiu sozinha a vice-liderança, após aparecer em quatro dos 11 portfólios analisados. A Taesa (TAEE11), que havia ficado com essa colocação nos últimos três meses, caiu para a quarta posição com outras 11 companhias.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

A Cielo (CIEL3) e a Grendene (GRND3) empataram em terceiro lugar, ambas com três recomendações cada. No mês passado, a líder do setor de cartões de pagamento no mercado brasileiro também havia ficado na terceira colocação, porém com apenas duas recomendações. Já a fabricante de calçados havia ficado em segundo lugar, sendo citada em três relatórios.

Recomendações em carteiras de dividendos
Ação Julho/13 Junho/13
Telefônica Brasil PN 6 5
Tractebel ON 6 2
Ambev PN 4 1
Cielo ON 3 2
Grendene ON 3 3
Alupar Units 2 0
Banco do Brasil ON 2 3
Bradesco PN 2 2
CCR ON 2 2
Cemig PN 2 1
CPFL ON 2 1
Equatorial ON 2 0
Eternit ON 2 1
AES Tietê PN 2 1
Taesa Units 2 3
Ultrapar ON 2 1
Valid ON 2 0

Tractebel: a surpresa do mês
A Tractebel, que conseguiu alcançar a unodecacampeã de dividendos, Telefônica, subiu da terceira colocação, com apenas duas recomendações, para o topo do ranking, ao ser citada em seis relatórios dos 11 analisados.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Planner, a companhia é a maior geradora privada de energia com alta contratação e portfólio balanceado de clientes. A Tractebel possui um perfil defensivo com fluxo de caixa previsível, bom desempenho operacional, baixa exposição cambial e retornos consistentes. “O próximo dividendo deve ser proposto em agosto de 2013 no valor estimado de R$ 1,00 por ação, correspondente a um yield de 2,9%”, afirmou a corretora em relatório.

Telefônica Brasil: a unodecacampeã dos dividendos
A Telefônica, apesar de agora dividir a posição, alcançou o topo da compilação InfoMoney pelo décimo primeiro mês seguido, sendo novamente uma referência no assunto dividendos.

De acordo com o Santander, a companhia de Telecom tem uma atrativa combinação de alta previsibilidade de geração de caixa e altos dividendos (8,9% esperado para 2013). “Numa base relativa, a empresa está melhor posicionada do que seus concorrentes (a TIM tem desafios operacionais e regulatórios e a Oi passa por uma difícil reestruturação operacional/societária), o que inevitavelmente levará a um momento operacional mais previsível e consistente”, disse em relatório.

Continua depois da publicidade

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 11 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, Bradesco/Ágora, Citi, Coinvalores, Omar Camargo, Planner, Rico/Octo, Santander, Tov, Um e XP Investimentos.