Conheça o método FAST, que ensina a investir e enriquecer depressa

Proposta do método é fazer com que investidor enriqueça rapidamente através da sigla Fazer, Antever, Salvar e Turbinar

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Ganhar dinheiro de maneira rápida não é uma tarefa fácil para ninguém, mas algumas ferramentas podem auxiliar o investidor nessa jornada. Uma delas é o método FAST de enriquecimento da Academia do Dinheiro. A sigla que propõe Fazer, Antever, Salvar e Turbinar faz uma brincadeira com a palavra inglesa “fast” que significa rápido, pois no final das contas esse é o objetivo: enriquecer logo.

Acompanhe a cotação dos fundos imobiliários negociados na bolsa

“O método é rápido, mas depende do envolvimento da pessoa. Não basta aprendê-lo e achar que já mudou sua vida. Quem pode mudá-la é você”, ressalta o educador financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dito isto, o especialista explica o que cada letra significa. O F de “fazer” corresponde a “fazer” dinheiro, o que muitos também chamam de ganhar dinheiro. Enquanto a última forma passa uma imagem de passividade, a primeira traz a responsabilidade para o investidor e dá outro significado ao trabalho e ao salário recebido no final de cada mês. Dessa forma, o investidor passa a fazer o dinheiro trabalhar para si e não o contrário.

Já o A de “antever” nada mais é do que fazer um planejamento financeiro, isso é, saber o que vai acontecer com o seu dinheiro com antecedência em diferentes horizontes de tempo. “Se você compra um carro de R$ 60 mil vai ter que pagar o dobro de IPVA que pagaria com um carro de R$ 30 mil”, exemplifica Calil para mostrar a simplicidade de se planejar.

No caso do S de “salvar“, o especialista explica que seria o equivalente a economizar, mas com um senso de urgência maior, já que o termo economizar sugere se restringir. Sendo assim, salvar dinheiro é retirar custos de consumos “tolos”, que variam de acordo com cada um, e direcionar para algo que lhe dê prazer. “É aquilo que não dá prazer duradouro, apenas momentâneo, como um café ou uma manicure e que pode ser destinado a coisas mais importantes como um carro, uma casa ou uma viagem”, sugere.

Continua depois da publicidade

Por último, o T de “turbinar” é o momento de pegar o dinheiro que foi salvo e direcioná-lo a aplicações financeiras mais sofisticadas que trarão rentabilidade acima da média do mercado, o que significa ficar de fora do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e da poupança que, atualmente, tem retorno de 0,41% ao mês. Calil ressalta que nesta última parte existe uma lista com 5 princípios que o investidor deve seguir.

Confira quais são eles:

1º – Invista com consistência e congruência
Independentemente da quantia é importante investir sempre. Portanto, pode ser interessante estipular prazos e quantias para aplicar o dinheiro.

2º – Reinvista dividendos e juros
O especialista afirma que os frutos colhidos com as aplicações não deve ser utilizado até que você possa viver deles. Sendo assim, reinvista dividendos e juros obtidos nos investimentos para multiplicá-los.

3º – Invista em setores e empresas que crescem
No caso das empresas, é importante estar atento às ações que desenham um cenário positivo para o futuro. E em relação aos setores, também é preciso avaliar aquilo que guarda bom potencial de crescimento.

4º – Diversificação
Uma carteira deve conter renda fixa, renda variável e imóveis, segundo Calil. Dessa forma, ele consegue o melhor de cada tipo de aplicação. No caso dos imóveis, o especialista ressalta que os fundos imobiliários podem ajudar na hora de diversificar, já que eles estão expostos a imóveis de qualidade e exigem menores quantias.

5º – Mantenha-se atualizado e atuante
Após ter realizado a avaliação do portfólio e ter escolhido os investimentos é preciso estar sempre atualizado, pois o panorama econômico está em constante mudança. “Mas não basta saber e ficar parado. Com uma informação de qualidade em mãos é preciso agir, caso necessário”, pontua Calil.