Usa o Gmail? Essas dicas e ferramentas vão torna-lo ainda melhor

Você pode liberar mais espaço para novos e-mails, organiza-los em listas e descobrir informações sobre quem te enviou

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O Gmail é o serviço de e-mail mais utilizado em todo o mundo, com diversas ferramentas que melhoram e facilitam seu uso. Mesmo sendo um dos melhores para uso, tanto pessoal quanto corporativo, existem maneiras de torna-lo ainda melhor com a ajuda de diversos aplicativos e ferramentas gratuitos.

Você pode liberar mais espaço para novos e-mails, organiza-los em listas e descobrir sobre quem te enviou são com essas ferramentas que o Business Insider listou:

Transforme seu Gmail em um conjunto de listas
A extensão para navegadores – e aplicativo para Android e iOS – Sortd é capaz de transformar sua caixa de entrada em diversas listas customizáveis para organizar suas atividades. Você pode criar listas do que fazer, de reuniões, de contatos, etc, da maneira que achar melhor. Para isso, basta você arrastar os e-mails para as listas e moldar sua caixa de entrada para as suas necessidades.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Saiba quais e-mails estão sendo rastreados antes de abri-los
Já existem diversas ferramentas que, quando instaladas, rastreiam os e-mails enviados para que a pessoa que o enviou seja notificada quando abri-lo.

A extensão Ugy Email, disponível para Google Chrome, mostra quando os seus e-mails do Gmail estão sendo rastreados antes mesmo de você abrir algum deles: um pequeno símbolo de olho vai indicar quais são eles.

Descubra informações sobre quem te manda e-mails
Ao invés de buscar informações na internet sobre desconhecidos que te enviam e-mails, você pode descobrir no próprio Gmail quais são os perfis nas redes sociais e onde trabalham essas pessoas através da extensão FullContact.

Continua depois da publicidade

Tweets, atualizações do Facebook e fotos do Instagram vão aparecer para você, dependendo da privacidade que cada pessoa configura. Disponível apenas para Google Chrome, ela também funciona para o Google Calendar.

Crie enquetes e e-mails padronizados
Através da Mixmax, você pode fazer enquetes com destinatários específicos – para chegar ao melhor horário para agendar uma reunião, por exemplo. A extensão também rastreia os e-mails, para que você saiba quais foram abertos, e, posteriormente, que você crie e-mails padronizados e agende-os para enviar às pessoas com o resultado da enquete.

Transforme o Gmail no WhatsApp em seu smartphone
O aplicativo Mailburn transforma todas as suas conversas de e-mail com pessoas em conversas do WhatsApp, tornando mais fácil acompanhar o recebimento de novos e-mails e saber quem disse o quê. A melhor parte é que o aplicativo não mostra e-mails de marketing, como newsletter.

Continua depois da publicidade

O app está disponível apenas para iOS.

Pare de receber spam e newsletter facilmente
São inúmeras as newsletter e e-mails de lojas que recebemos. Cancelar a inscrição do recebimento de cada um, entretanto, não é tão fácil.

O aplicativo Unsubscriber, disponível apenas para iOS, facilita isso: basta você selecionar quais os e-mails você quer parar de receber que ele realiza o cancelamento.

Publicidade

Seja notificado quando as pessoas lerem seus e-mails
A extensão MailTrack.io para Google Chrome te notifica quando o seu e-mail é enviado e quando ele é lido, mesmo quando ele é enviado para diversas pessoas.

Envie e-mails autodestrutivos
Não quer que um e-mail seja salvo? A extensão Snapmail garante que, depois de um determinado tempo, ele se “autodestrua” e deixe de existir. Quando recebido, o destinatário deve clicar em um link para ler a mensagem e, depois que ele é aberto, ele é destruído e deixa de existir.

A extensão funciona somente no Google Chrome.

Continua depois da publicidade

Programe e-mails e lembretes
A extensão Boomerang, disponível para Google Chrome, Firefox e Safari traz a ferramenta “envie mais tarde”, em que é possível programar uma data para enviar determinado e-mail. Você também pode criar lembretes caso não tenha resposta dele.

Apague os e-mails que mais consomem seu espaço de armazenamento
O Gmail possui um limite de armazenamento de e-mails e, caso você esteja chegando ao fim e precise apagar alguns, o programa Find Big Mail pode ajudar. Ele faz uma checagem em toda a sua caixa de entrada e encontra os e-mails que ocupam mais espaço – e depois os apaga.