Vendas da MRV crescem 47% com gestão de estoques; lançamentos recuam 41%

As vendas saltaram para R$ 1,381 bilhão, informou a companhia nesta segunda-feira; em relação ao trimestre imediatamente anterior, o avanço foi de 26%

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – A construtora e incorporadora MRV (MRVE3) teve aumento de quase 50 por cento nas vendas contratadas do segundo trimestre na comparação anual, com foco maior na venda de estoques, enquanto os lançamentos caíram cerca de 40 por cento no período.

As vendas cresceram 47 por cento em relação ao segundo trimestre de 2012, para 1,381 bilhão de reais, informou a companhia nesta segunda-feira. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o avanço foi de 26 por cento.

A companhia encerrou o primeiro semestre com vendas de 2,476 bilhões de reais, alta de 41 por cento sobre o mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

“Basicamente a estratégia da companhia este ano é fazer a gestão de estoque. A gente tinha um volume de estoque à venda importante”, disse à Reuters a diretora executiva de Relações com Investidores da MRV, Mônica Simão.

A companhia está se voltando mais para a gestão dos estoques desde meados do ano passado, quando atingiu um patamar de 15 meses de vendas. Segundo Mônica, no segundo trimestre, o nível deve ficar entre três e quatro trimestres de vendas.

No segundo trimestre, a velocidade de vendas (VSO) foi de 27 por cento, ante 21 por cento no período encerrado em março, um reflexo do foco na venda de estoques, informou a MRV.

Após recuo de 41 por cento nos lançamentos no trimestre, a 634 milhões de reais, a executiva espera que, no segundo semestre, eles sejam “bem superiores”. No primeiro semestre, o montante foi de 1,388 bilhão de reais, queda de 19 por cento.

“A gente tem quase 1,2 bilhão em projetos já aprovados que ainda não foram lançados. Até o final deste ano, a gente vai ter uma carteira de projetos (…) prontos para lançamento até o final do ano, em torno de 4 bilhões”, disse a diretora.

A escolha destes lançamentos vai depender da evolução da venda dos estoques, acrescentou. “Nós não vamos lançar somente por lançar”, disse.

Assim como outras empresas do setor, a construtora e incorporadora mineira optou por não traçar estimativas operacionais para 2013, após ter apurado vendas de 4 bilhões de reais em 2012, abaixo da estimativa traçada –de 4,5 bilhões a 5,5 bilhões de reais–, em meio à queda no ritmo de lançamentos.

Caso o desempenho das vendas da MRV no segundo semestre seja em linha com o primeiro, o resultado de 2013 vai se aproximar de 5 bilhões de reais, “um patamar muito importante em relação ao ano anterior”, disse Mônica.

A expectativa da MRV é superar, em 2013, o desempenho de lançamentos e vendas na comparação com 2012.

Os repasses no segundo trimestre atingiram 12.521 unidades, alta de 24 por cento ante o período em 2012.

Os resultados da companhia no primeiro trimestre, quando o lucro caiu mais de 30 por cento na comparação anual, sofreram impacto do cancelamento de contratos, que totalizou 232,6 milhões de reais a valor de contrato no período.

A MRV divulgará os resultados financeiros completos do segundo trimestre em 14 de agosto.