Consultor revela 3 passos que podem ajudar você a conquistar a independência financeira

Muitas pessoas querem alcançar o sucesso financeiro e, por mais que pareça uma caminhada muito difícil, é possível se tornar rico 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas querem alcançar o sucesso financeiro e, por mais que pareça uma caminhada muito difícil, é possível se tornar rico. Pelo menos essa é a opinião do coach financeiro Robson Profeta, que afirma que embora as pessoas queiram ter mais dinheiro, quase ninguém toma as medidas necessárias para isso.

De 30 países, o Brasil ficou em 27° lugar em uma pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o conhecimento das pessoas quando se trata de conceitos financeiros, comportamentos e as atitudes das pessoas com relação ao seu dinheiro.

Outro dado que comprova a dificuldade do brasileiro com as finanças, é um estudo feito pela SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) que mostra que 8 a cada 10 pessoas do país não sabem controlar seus gastos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o coach financeiro, “os brasileiros não têm uma boa educação financeira e a grande maioria sequer consegue gastar menos do que ganha”.

Ele explica que ser rico não significa ter muito dinheiro. “Ter muito dinheiro não é ter riqueza, se você possui também muitas dívidas. Riqueza é o poder que você tem de receber uma renda de um lugar. Você pode até trabalhar a fim de ganhar mais, mas não por necessidade. E isso só se atinge com a independência financeira, que não acontece da noite para o dia”, justifica.

Ele listou então 3 passos para começar a conquistar a sua independência financeira. Confira:

Continua depois da publicidade

  1. 1. Descubra qual é o seu número: “Se você não sabe qual o seu caminho financeiro, você só está ganhando e gastando. Não ter um objetivo para o dinheiro é prejudicial”, explica. Segundo ele, quando se mantém esse hábito, um erro comum acontece:  “quando o profissional tem um aumento de salário ele aumenta automaticamente seu custo de vida, consumido mais, ao invés de administrar melhor a quantia que entrou”. Dar um destino ao seu dinheiro vai acelerar seu processo para a independência financeira, arcando com as dívidas primeiro e depois investindo, para que no futuro próximo você não precise se preocupar apenas em sair do vermelho, mas como ganhar mais.  

2. Se conheça: Segundo Profeta, existem quatro etapas para o autoconhecimento, que são muito importantes no processo de educação financeira. “Descobrir qual é o seu real talento, as habilidades que você adquiriu ou precisa adquirir ainda para chegar aonde quer, sua hierarquia de valores (quais são os seus valores mais e menos importantes) e conheça todas as suas inteligências”, diz. E com esse conjunto de conhecimentos de si próprio fica mais fácil direcionar sua vida financeira, seu negócio e consequentemente ajuda você a alcançar essa independência financeira.

3. Faça uma planilha de gastos: “Monitorar suas finanças é muito importante e para isso é preciso fazer uma planilha. Não gastar mais do que ganha é óbvio – embora muitos não o façam – mas você também precisa entender porque você gasta mais do que você ganha e o que tem que fazer para reverter essa situação”, explica. A planilha vai ser um auxiliar na organização das finanças. “Não adianta ter dinheiro e ter dívidas. A planilha vai ajudar você a definir prioridades financeiras e a visualizar o que precisa ser cortado”, conclui. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.