5 livros que vão ajudar você a lidar melhor com o dinheiro

Adquirir o hábito de leitura sobre o mercado financeiro é fundamental para ter sucesso na área

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Investir com sabedoria é fundamental, especialmente se você quer ficar rico. Um dos grandes desafios, porém, está relacionado às questões comportamentais, que interferem diretamente na tomada de decisões e no modo como você administra o seu dinheiro. Mudar a sua mentalidade pode ser a peça chave para ampliar decisões financeiras e alavancar seus investimentos. Confira cinco livros que podem te dar esse empurrãozinho:

O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Publicado originalmente em 1946, o livro do economista americano Benjamin Graham é, de acordo com o bilionário Warren Buffett, “o melhor livro de investimentos já escrito”. A obra traz, dentre outras coisas, os pontos principais que um investidor precisa saber antes de começar a investir, tanto na bolsa de valores, como na renda fixa e traz lições indispensáveis para quem quer investir com sucesso e ficar rico. Apesar de contribuir para a educação financeira dos investidores, é importante ressaltar que grande parte das regras de contabilidade ensinadas pelo autor não se aplicam à realidade brasileira.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios (Charles Duhigg)

A obra traz a importância de entender como os hábitos funcionam para que seja possível uma mudança deles, o que pode inferir em sucesso financeiro. O autor analisa por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras conseguem sem o mínimo esforço. Trazendo hábitos diários relacionados à alimentação, exercícios físicos, educação dos filhos, entre outros, o autor mostra como tudo isso interfere nos negócios e nas finanças. “Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los”, escreve Duhigg.

Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Continua depois da publicidade

Escrito por Robert Kiyosaki, o livro tem como objetivo mostrar a importância de um planejamento de finanças pessoais, apontando que com maior inteligência financeira, muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos. A obra, que se tornou um best-seller, com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo, mostra que as pessoas precisam trabalhar em busca de uma independência financeira, investindo em negócios próprios e realizando aplicações financeiras, principalmente no mercado imobiliário.

Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

O livro compara a mentalidade das pessoas ricas com o pensamento das pessoas pobres e mostra que essa diferença é a razão pela qual cada um está em um patamar diferente de riqueza. Pelo fato de o próprio autor ser um milionário que já fracassou diversas vezes na vida e saber como é estar em cada um dos lados, a obra cita 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas, como por exemplo, o fato de você controlar o dinheiro ou ser controlado por ele.

Continua depois da publicidade

Eker mostra que o importante é fazer o dinheiro trabalhar por você, sendo necessário poupar e investir ao invés de gastar. Além disso, ensina um método eficiente de administrar o dinheiro, de modo que a remuneração seja estabelecida pelos resultados de seu trabalho, e não pelas horas trabalhadas.

Finanças Comportamentais (Aquiles Mosca)

O livro aborda a origem de tendências que influenciam a tomada de decisões nos investimentos, mostrando a fragilidade dos modelos econômicos tradicionais e apontando traços de finanças comportamentais que demonstram como cada atitude pode prejudicar ou beneficiar o investidor.

Publicidade

Aquiles Mosca consegue explicar, de uma maneira didática e científica, o motivo pelo qual os investidores erram na hora de aplicar o dinheiro. Segundo ele, os equívocos ocorrem porque o ser humano é limitado no que diz respeito aos cálculos de todas as probabilidades, o que resulta em aproximações mentais e decisões com base em simples deduções.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação