50 regras de ouro para lidar com suas finanças pessoais

Não somente com hábitos financeiros, podemos mudar nossas finanças ao mudar diversos aspectos de nossa vida pessoal e profissional

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Embora pareça uma tarefa difícil, lidar com suas finanças pessoais é uma simples questão que envolve “regras” a serem seguidas. Passar a viver sob alguns princípios (e sem abandoná-los) é uma maneira de manter suas contas sempre em dia.

E não somente com relação a dinheiro, podemos mudar nossas finanças ao mudar muitos aspectos de nossa vida pessoal e até profissional.

Para tal, o site The Simple Dollar separou as 50 mais importantes regras para seguir. Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Gaste menos do que você ganha
É a regra fundamental de finanças: você precisa gastar menos do que ganha e guardar a diferença restante para o futuro para que você consiga sobreviver e crescer mesmo quando já não tiver as mesmas oportunidades de hoje. Se seus ganhos não são maiores que seus gastos, você simplesmente não pode atingir suas metas financeiras sem uma espécie de “milagre”.

2. Mantenha tudo o mais simples possível
Como em muitas outras situações, nas finanças menos é mais; quanto mais cartões de créditos você possui, maiores as chances de perder uma data de pagamento ou de ter seu cartão clonado, assim como quanto mais contas bancárias, investimentos e contas você possui, maiores as chances de cometer um erro entre elas.Cancele alguns de seus cartões, quite algumas de suas dívidas e revise alguns investimentos.

3. Não estenda sua situação atual para o futuro
Tomar uma decisão errada com relação a seus gastos agora não é algo confortante apenas porque, no futuro, você pode acabar ganhando mais. Da mesma maneira que você pode ter mais renda, o contrário pode acontecer. Se você pretende comprar uma casa ou um novo carro, outros gastos são somados aos que você já cometeu. Por isso, não conte com dinheiro futuro para quitar dívidas atuais.

Continua depois da publicidade

4. Foque primeiro em criar um fundo de emergência
Essa deve ser sempre sua prioridade número um: ter um fundo bancário para emergências. Para a maioria dos problemas que você enfrentará, dinheiro é a solução – e diferentemente do crédito, ele está disponível em situações como roubo de identidade ou problemas com crédito. Ajuste uma transferência semanal ou mensal de sua conta bancária para sua poupança e deixe o dinheiro acumular até uma emergência aparecer.

5. Elimine dívidas com juros altos
Se você já tem um fundo de emergências, sua segunda prioridade deve ser eliminar suas dívidas que possuem os maiores juros. Estabeleça um planejamento de pagamento de dívidas e organize-as de acordo com os juros. A melhor maneira para quitá-las mais rapidamente é fazer um pagamento duplo por mês.

6. Economize para sua aposentadoria
Uma vez que suas dívidas forem eliminadas, comece a economizar para pagar sua aposentadoria. Contribuir com uma parcela de seu salário pode parecer algo inconveniente, mas que acaba sendo algo muito menor do que parece, uma vez que você se sente seguro ao garantir sua aposentadoria.

7. Compre seguros de vida para cobrir seus dependentes
A não ser que possua dependentes, você não precisa de um seguro de vida muito alto. Se você possui, a melhor alternativa é investir em um que pagará o suficiente para seus familiares.

8. Crie um orçamento
Além de manter seus gastos em dia e rastreá-los, a parte mais valiosa de um orçamento é o processo de construí-lo corretamente, com base em seus gastos atuais sobre os meses anteriores. Ele não é baseado em estimativas, mas sim em números reais. Pesquise em suas faturas de cartão e saldos bancários e descubra aonde você gasta mais e quais os gastos que podem ser eliminados.

9. Corte os excessos de cada uma de suas contas
Nem todas as contas que possuímos são necessárias. Muitas delas são feitas apenas de gastos que não são totalmente necessários. Vejas todas as suas contas mensais, cada linha, e, se tiver alguma dúvida, ligue para a empresa e peça para que removam a cobrança. Em outras palavras: cancele todos os serviços e assinaturas que são cobrados e você não utiliza.

10. Saiba quanto dinheiro você ganha por hora trabalhada
Descubra o quanto você ganhou no último ano, descontando os impostos, e então subtraia do valor todos os custos relacionados ao trabalho que você pagou do seu bolso. Descubra então o total de horas trabalhadas, incluindo eventos e turnos trocados. Divida seu salário, contando estas despesas, pelo número de horas trabalhadas para descobrir seu o quanto ganha por hora.

11. Use este valor como base de comparação para tudo o que comprar
O salário por hora é um número valioso, já que com ele você passa a se perguntar se o objeto que deseja comprar vale a pena o número de horas trabalhadas a que equivale.

12. Fique atento aos investimentos
Alguns investimentos, por mais tentadores que sejam no momento certo, podem acabar trazendo certo prejuízo eventualmente. Fique atento aos investimentos que faz e pense em quais benefícios e prejuízos ele pode trazer.

13. Não ligue para as previsões econômicas
O mercado possui uma instabilidade muito grande para se prender o tempo todo às previsões sobre os rumos que a economia pode tomar. Não baseie suas decisões financeiras o tempo todo em previsões do que acontecerá no futuro.

14. Estabeleça grandes metas e lembre-se delas frequentemente
O que você quer para seu futuro? É uma questão difícil, mas que também pode lhe trazer motivação e direção para o que você quer em seu dia a dia, encorajando a tomar certas atitudes. Seja começar um negócio, viajar o mundo ou aposentar-se mais cedo, mantenha seu objetivo em mente o tempo todo. Preencha sua vida com lembretes de sua grande meta para que você faça as melhores escolhas que se alinham a ela.

15. Alugue, a não ser que o custo mensal total de comprar uma casa seja menor que o aluguel
Embora o sonho de ter a casa própria seja maior e possa falar mais alto, alugar um imóvel é uma opção melhor se comprar vai causar grande impacto em suas finanças. Alugando, você consegue economizar mais para futuras emergências e necessidades – enquanto que ao comprar uma casa, a soma de impostos e contas muitas vezes acaba sendo maior do que o valor de seu aluguel.

16. Compre carros com base em sua segurança e eficiência de combustível
Esses são os dois fatores a se pensar primeiro quando pretende comprar um carro, principalmente porque fazem grande diferença em suas finanças. Um carro seguro e eficiente vai manter suas contas de combustível e de manutenção baixas por o tempo que você o possuir.

17. Dirija no limite de velocidade
Dirigir dentro do limite de velocidade pode te ajudar de diversas maneiras: além de diminuir as chances de ser multado, as velocidades mais altas podem prejudicar a eficiência de seu carro, tal como o motor – o que implicaria na manutenção do carro e mais gastos.

18. Crie relações com seus vizinhos
Um vizinho é uma pessoa a quem você pode pedir algo emprestado ao invés de ter que comprar e também uma pessoa que pode “vigiar” sua casa quando você estiver viajando. Eles podem também ser uma fonte para informar sobre o local onde você mora e, por isso, é sempre importante manter o melhor relacionamento possível com eles.

19. Ensine seus filhos sobre finanças pessoais desde pequenos e seja um bom exemplo
Explique aos seus filhos o antes possível a importância de gastar menos do que ganha e não entrar em dívidas. Mais do que isso, viva estas experiências na frente de seus filhos – não simplesmente fale sobre isso, faça isso.

20. Não mexa em sua aposentadoria, se possível
Usar o dinheiro guardado para sua aposentadoria pode ser tentador em algumas situações, como quando você está tentando se livrar de uma dívida. Se possível, não faça isso; não somente você perde dinheiro de suas finanças como não é fácil recolocar o valor certo em sua poupança após isso.

21. Não se importe com investimentos individuais
Para darem certos, os investimentos que você faz sozinho demandam muita pesquisa e atenção – e trazem junto de si muito risco. A não ser que você se satisfaça muito com eles e está investindo um valor que não precisará no futuro, não é aconselhável apostar em tais investimentos.

22. Faça um plano de refeições no começo de cada semana
O improviso de suas refeições, quando não há nada planejado para sua janta quando você chega do trabalho, geralmente acaba resultando em despesas extras em restaurantes, lojas de conveniência, mercados, etc. O pouco tempo gasto planejando suas refeições da semana pode cortar seus gastos com comida.

23. Aproveite as ofertas
Semanalmente, a maioria dos supermercados distribui e divulga em panfletos e pequenas revistas as ofertas da semana. Procure sempre tê-los em mãos para basear o planejamento de suas refeições nas ofertas, procurando receitas que incluam os ingredientes, etc.

24. Não vá a uma loja sem uma lista de compras
Ir a uma loja – e principalmente o supermercado – sem qualquer tipo de lista de compras é um erro gigantesco; se você não possui nada do que pretende comprar no lugar, necessariamente gastará muito dinheiro e, se pretende comprar poucas coisas, mas não tem um plano claro de que pretende, acabará comprando por impulso. A lista de compras te mantém focado em qualquer loja o que corta significantemente suas compras e, também, seus gastos.

25. Ignore propagandas e publicidade
Tente o quanto puder cortar anúncios e propagandas de sua vida, como ler menos revistas, mudar de canal ao ver comerciais e ouvir rádios livres de publicidade. É difícil eliminar por completo toda a publicidade de sua vida, mas quanto menos você estiver exposto a ela, menor é a tentação de gastar dinheiro com o que não precisa.

26. Encontre hobbies que não requerem um custo de manutenção
Ser sócio de um clube, por exemplo, demanda um custo mensal, assim como outros para os quais você precisa constantemente comprar novos suprimentos. Não é um problema manter seus hobbies, mas uma maneira de ter mais gastos é procurar outros que possuam um gasto menor ou que não possuam nenhum.

27. Experimente tudo que é de graça em sua cidade
A maioria das cidades possui um calendário que lista infinitos encontros, eventos e outras atividades que você pode não conhecer. O site Catraca Livre lista os eventos que ocorrem nas principais cidades do Brasil e fornecem informações sobre os mesmos – e o melhor de tudo é que a maioria possui entrada gratuita.

28. Não se importe com o que os outros pensam
Na hora de escolher roupas, carros e até mesmo celulares, não a faça pensando em impressionar outras pessoas. A única coisa que pode impressioná-las é como você se mantém, as ideias que possui e como ouve e responde os outros.

29. Também não se preocupe como as outras pessoas gastam seu dinheiro
Se você vê alguém dirigindo um carro melhor e mais caro que o seu, não use isso como desculpa para comprar um carro igual para você. Não é porque outras pessoas escolhem gastar seu dinheiro em coisas mais caras que você precisa fazer o mesmo. Faça escolhas e gaste no que constrói os valores com os quais você se preocupa, não outras pessoas.

30. Arrume tempo para construir relações fortes, boas e duradoras
Ter uma vida repleta de relacionamentos pessoais e profissionais fortes te fará bem sempre que possível. Essas pessoas podem te dar apoio emocional, social, profissional, espiritual, mental – e financeiro.

31. Revise suas finanças, sua carreira e sua vida uma vez por semana
Por mais simples que pareça, perder uma hora por semana revisando o que aconteceu ou deixou de acontecer nela pode trazer muitas transformações em sua vida. É uma maneira de alinhar o que está fazendo com suas metas financeiras, analisar o que fez ou deixou de fazer, saber o que evitar no futuro, etc.

32. Nunca jogue na loteria
As loterias ssó pagam uma parcela do que faturam, o que significa que mantém mais dinheiro do que paga. Por sua vez, isso significa que você possui muitas chances de pagar mais do que você ganhará da loteria. É um verdadeiro desperdício de dinheiro, assim como os jogos de cassino.

33. Gaste seu tempo livre em coisas significativas
Funciona da mesma maneira que encontrar hobbies que não demandam nenhum custo, mas vai mais além. Você gasta seu tempo livre de uma maneira que o faz uma pessoa melhor? Está construindo novas habilidades durante seu tempo livre? Existem muitas maneiras de se divertir enquanto se desenvolve como pessoa ou adquire novas habilidades, como serviço voluntário ou fazer cursos livres.

34. Comece um negócio paralelo fazendo o que sempre quis
Qualquer que seja seu sonho, encontre uma maneira de fazê-lo em seu tempo livre. Existe algo que o toca e, ao mesmo tempo, pode lhe garantir dinheiro? É uma escolha a ser feita – e que pode ser muito boa, tanto para sua vida pessoal como profissional.

35. Assista menos televisão
Uma pessoa comum passa, em média, cinco horas assistindo televisão por dia. Se você puder reduzir esse tempo pela metade e aplicá-lo em outras atividades mais enriquecedoras, não somente você construirá uma vida melhor para si mesmo, mas também se sentirá melhor. Não deixe de assistir programas que te agradam e você gosta, mas abra mão de ficar procurando algum programa nos canais e encontre outra atividade.

36. Utilize a regra dos dez segundos
Quando você quiser gastar dinheiro em algo barato, segure-o em suas mãos por dez segundos e se pergunte se precisa ou não dele. Pense, principalmente, nas razões pelas quais você não deveria compra-lo.

37. Use, também, a regra dos trinta dias
Quanto a itens mais caros, esperar 30 dias após seu primeiro impulso de comprá-lo é uma boa ideia, a não ser que seja algo essencial ou de emergência. Use esse tempo para fazer uma pequena pesquisa e ter certeza de que você quer ou vai usá-lo – além de ver se o desejo de comprar passa. Com mais frequência do que o contrário, você perceberá que não quer mais o item após trinta dias.

38. Compre primeiro em lojas mais baratas
Sempre que fizer alguma compra, escolha fazer uma primeira visita a lojas mais baratas, como lojas de segunda mão, brechós e mercearias de desconto. Geralmente, você não encontrará tudo o que precisa nessas lojas, mas se conseguir riscar algumas coisas de sua lista por uma “pechincha”, seus gastos serão menores do que antes.

39. Evite refeições prontas
Refeições congeladas ou já preparadas para você comer em sua casa são mais caras e nem um pouco saudáveis. O preço pago é pela conveniência e conforto desses alimentos, não pela qualidade dos ingredientes. Em algumas situações, claro, elas são úteis e mais práticas, mas tente ao máximo evita-las.

40. Pare de beber, fumar e ter outros vícios
Qualquer substância que faça você se sentir compelido a consumir e que não faz parte de uma dieta é um gasto desnecessário, além de prejudicar sua saúde. Cigarros, bebidas alcoólicas e até mesmo refrigerantes entram nessa categoria.

41. Utilize lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED chegaram a um ponto em que substituem as lâmpadas incandescentes de maneira imperceptível. A diferença é que consomem 20% da energia e duram 20 vezes mais. Junte todos os custos de uma lâmpada incandescente versus os de uma LED e perceba que economizará ao longo da vida útil da lâmpada de LED em comparação com a incandescente.

42. Compare os preços nos supermercados de sua região e escolha o mais barato
Quais são os itens que você regularmente coloca em sua lista de compras? Faça uma lista com os dez ou quinze itens mais comprados e visite diferentes supermercados nas próximas idas. Veja o preço de cada um deles e então some-os. Perceba que você economizará nas idas ao mercado se comprar no que tiver o menor preço total dos itens.

43. Quando tiver um problema, tente consertar por conta própria
Problemas de manutenção, seja com seu banheiro ou sua torneira, não precisam necessariamente de um encanador ou eletricista para serem consertados. Antes de ligar para o profissional, tente você mesmo: procure como arrumar na internet, converse com os amigos, etc. Se conseguir consertar o problema, economizará certa quantia de dinheiro e criará confiança para uma situação futura.

44. Fique em dia com as manutenções de seu carro
Esquecer as manutenções regulares de seu carro é fácil, já que a tendência é levarmos à manutenção apenas quando ele apresenta algum problema. O problema é: negligenciar a manutenção por muito tempo eventualmente vai desgastar seu carro e levar a problemas maiores. Uma agenda de manutenções de seu carro está no manual do proprietário que você, facilmente, pode consultar. Ele indica com qual quilometragem você precisa fazer a manutenção do veículo.

45. Mantenha seus pneus cheios
Um pneu com menos ar do que necessário corre mais riscos de rasgar ou de sofrer outros danos, deixando você com uma despesa muito maior. Além disso, encher os pneus de seu carro demanda apenas alguns minutos no posto de gasolina em que você abastece – e é gratuito.

46. Cancele assinaturas e filiações não usadas
Se você paga um plano de academia e nunca o usa, cancele-lo. Faça a mesma coisa com assinaturas de revista que não lê mais, programas que não utiliza, etc. Assinaturas que você não usa apenas consomem seu dinheiro mês após mês.

47. Coma as sobras de refeições
Podem não parecer a melhor opção, mas as sobras de uma refeição anterior são uma refeição gratuita e fáceis de serem melhoradas com algum tempero e o aquecimento certo. Se você já está acostumado a almoçar em restaurantes, tente mudar sua rotina e passar a levar seu próprio almoço – que é de graça.

48. Use o transporte público, principalmente se for ajudar a eliminar seu carro
O transporte público é uma maneira de se locomover ao trabalho que gasta muito menos do que ir de carro, principalmente se você utilizar um bilhete único. Muitas pessoas preferem a “liberdade” de dirigir um carro, mas passam horas no trânsito nos horários de pico e ainda devem arcar com despesas como combustível, óleo e outros custos de manutenção.

49. Compartilhe seus sonhos e erros com seu parceiro
Se está em um relacionamento sério há muito tempo, ser completamente aberto com seu parceiro sobre seus sonhos, assim como sobre seus erros, é uma maneira de focar e continuar tomando boas decisões em sua vida. Passe algum tempo comentando quais são suas metas na vida e quais os desafios e erros que você tem que superar. Encoraje-o a fazer o mesmo.

50. Lembre-se de que “coisas” nunca te farão felizes
Todas as coisas do mundo não lhe farão felizes. Nunca compre a ideia de que possuir algo lhe fará mais feliz do que é agora, pois a única maneira com a qual dinheiro pode ajudar é diminuir seu estresse e eventualmente ampliar suas opções de vida.