Planeje-se no Carnaval para não terminar a folia no vermelho

Cuidado para não perder a linha com viagens, festas e fantasias
SÃO LUIZ DO PARAITINGA - VALE DO PARAÍBA (SP) - FESTIVAL DE MARCHINHAS E CARNAVAL . NA FOTO: FOLIÕES DURANTE O DESFILE DO BLOCO JUCA TELES, UM DOS MAIS TRADICIONAIS DO CARNAVAL LUIZENSE. FOTO: LUCIANO COCA/CHROMAFOTOS

Publicidade

SÃO PAULO – O período de início de ano, juntamente com as férias, é sempre um pouco complicado, principalmente quando se fala de orçamento financeiro, porque os gastos acabam sendo maiores.

Quando a rotina começa a voltar ao normal, chega o Carnaval, trazendo mais despesas com viagens, festas e fantasias. Por isso, deve-se fazer um bom planejamento financeiro para evitar problemas.

De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingo, se a pessoa não parar para fazer as contas, não terá como saber se poderá fazer uma viagem em família ou com os amigos ou se terá que fazer algo mais econômico, como curtir os blocos de rua. Sendo assim, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro.
 
Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais uma agora. Pesquise e veja uma opção mais barata, como uma festa na cidade. Mesmo assim, tem o custo da roupa, da entrada, das bebidas e comidas. “É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um longo período de preocupação”, afirma.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se se encontra em uma situação financeira equilibrada, procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam no seu bolso, lembrando que há outras contas em paralelo.

Agora, se você já está preparado financeiramente para curtir o Carnaval, veja como economizar para não ficar no vermelho:

1- Dá para economizar em tudo, inclusive na fantasia. Talvez, dê para usar a mesma do ano passado ou pegar uma emprestada com um amigo. Para os mais prendados e criativos, ainda é possível fazer a sua própria, customizando alguma roupa;

Continua depois da publicidade

2- Cuidado com a bebida alcoólica. Exagerar nesse quesito não fará bem para a sua saúde física e nem para a financeira;

3- Se for viajar, tente prever todas as despesas que terá durante e depois. Claro que outros gastos existirão, mas ter um valor em mente ajuda a não gastar muito mais do que o programado;

4- Se a situação financeira estiver realmente complicada, não desanime. Faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar agora mesmo para o próximo.