Dois ingredientes secretos para a comunicação eficiente

Quanto mais a sua comunicação tiver elementos pelos quais as pessoas possam se ver representadas, mais simpáticas ao seu conteúdo elas serão.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Renato Acciarto é jornalista e especialista em Comunicação Empresarial

Comunicar é a arte de transmitir conceitos, mensagens. Para ser eficiente e memorizada, a comunicação deve ser repetida algumas vezes para que o receptor a absorva e a entenda plenamente, de forma até a poder retransmiti-la.

Ocorre que nem sempre você tem a chance de contar com a atenção das pessoas mais de uma vez. Então a forma de impactar tem que ser eficiente, em um único “tiro”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O interesse superficial pelos mais variados temas faz com que os leitores, telespectadores, internautas reservem pouco tempo para ler cada notícia/comunicado.

São poucos segundos destinados a cada título. Isso, tanto na comunicação de imprensa, como na comunicação com os empregados em uma empresa.

Na briga pela atenção de quem passa o olho pela sua comunicação, dois ingredientes hoje despontam como indispensáveis para que ela seja ainda mais atraente, mais fácil de ser digerida, mais absorvível: a informalidade e a humanização.

Continua depois da publicidade

A informalidade é a linguagem; a humanização a contextualização da mensagem. Os dois quando bem feitos geram um link com o receptor. De mim para você, conto uma história como se estivesse falando com alguém bem próximo. Vamos a cada uma delas.    

 1. Informalidade

 A informalidade na medida certa dá uma ar de conversa, de proximidade, prepara o ambiente para uma melhor aceitação daquele conteúdo. O cuidado tem que ser a forma. Há um limite para ser amigável e essa fronteira está na forma que você é percebido pelos seus receptores.

Continua depois da publicidade

Do dia para a noite não dá para você sair do “Prezados Senhores” para “Fala aí, mano!”. Esse é um erro grave e que compromete drasticamente o resultado. Em vez de ser visto como mais próxima a sua comunicação pode ser avaliada como mentirosa, por ser muito “forçada”.

Como não há fórmula matemática, a sugestão é que seja iniciada uma transformação na linguagem, mas que fique claro que há um caminho a ser trilhado e a pressa nesse caso não gerará bons e mais imediatos resultados. 

A informalidade não é representada apenas pela linguagem e pode ser reforçada pelas ferramentas. Usar celular para gravar mensagens, comunicar por meio de WhatsApp pode também ajudar na geração de percepção de proximidade. A informalidade é vista hoje como algo mais moderno, que reduz barreiras.

Publicidade

 2.                      Humanização

 Fiquei surpreso ao ver o recente comercial da Barbie, da Mattel, “Pais que brincam de Barbie”, no qual os pais demonstram a mudança em suas vidas com a chegada de uma filha. Um deles cita o fim do futebol no domingo, que deu espaço a criação de estórias entre pai e filha, com a personagem.

 https://www.youtube.com/watch? v=bnvBTjfnQMk

Continua depois da publicidade

 A estratégia de humanização é clara, contada em um formato de depoimentos, mostrando um produto de plástico que cria conexões entre pais e suas filhas. Amor, cuidado e felicidade são conceitos que flutuam no ar durante a peça publicitária.

Essa mágica é mais fácil do que se pensa e existe desde que o jornalismo nasceu. É a técnica de usar personagens e de se criar uma percepção de um produto, empresa, serviço por meio dessa vivência de alguém.

Algo que mudou minha vida, um produto que resolveu um grande problema, um serviço que faz o meu dia-a-dia melhor. A personagem é a ponte para que algo inanimado como uma boneca de plástico passe a fazer parte da vida de alguém, conecte pai e filha, traga felicidade implícita.

Publicidade

A mesma regra de evitar os excessos deve ser tomada. Exemplos nesse caso devem ser reais. Criações são desmascaradas com o tempo e matam a credibilidade da informação.

Um exemplo não tão novo é o do Nonno Vittorio do sorvete Dileto, personagem fictício que foi desmascarado e foi até parar no Conar. Restou que a imagem daquele nonno sumiu da logotipia e no lugar a cabeça de um urso polar surgiu.

 

http://g1.globo.com/economia/ midia-e-marketing/noticia/ 2014/11/historias-contadas- pelas-marcas-diletto-e-do-bem- vao-parar-no-conar.html

  Resumo da ópera: menos hierarquia, menos imposição e mais respeito nas relações, tratando pessoas simplesmente como pessoas, ajudam para que as pessoas se entendam melhor. Quanto mais a sua comunicação tiver elementos pelos quais as pessoas possam se ver representadas, mais simpáticas ao seu conteúdo elas serão.