Mobiliário urbano será a principal vertical da Eletromidia (ELMD3), diz CEO

Alexandre Guerrero e o CFO Ricardo Winandy participaram de live do InfoMoney e falaram sobre aquisições, demanda represada e volta dos escritórios

Renan Crema

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Desde o IPO, em fevereiro de 2021, a Eletromidia (ELMD3) já realizou uma série de aquisições, com as quais, diversificou seus negócios e se dividiu em cinco verticais: transporte público sobre trilhos, edifícios comerciais e residenciais, shoppings e mobiliário urbano.

Em live do InfoMoney, o CEO da empresa, Alexandre Guerrero, disse que o segmento mobiliário urbano, que compreende equipamentos como abrigos, pontos de ônibus e bicicletários, por exemplo, deve se tornar o core business da empresa no médio prazo.

A live faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, em que o InfoMoney entrevista CEOs e diretores de importantes companhias de capital aberto, no Brasil ou no exterior. Eles falam sobre o balanço do quarto trimestre de 2021 e sobre perspectivas. Para acompanhar todas as entrevistas da série, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

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“A Eletromidia hoje é a principal empresa de OOH (out of home, fora de casa) do Brasil. Tem uma plataforma com mais de 60 mil faces, predominantemente digitais. São mais de 40 mil telas controladas no nosso headquarter em São Paulo. Presença nacional, em 78 cidades em 17 estados mais o Distrito Federal”, afirmou Guerrero.

“A gente tem olhado a agenda de novas concessões de perto. (…) Existe ainda um pipeline importante de concessões para acontecer nos próximos 24 meses, que de certa forma acompanha a agenda de desenvolvimento das cidades. Qualquer plano diretor de uma grande capital tem um plano de digitalização de inventário, de nova licitação de mobiliário urbano, estações de bike sharing. Isso abre uma avenida importante de crescimento de novos mercados”, completou.

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O executivo também destacou o crescimento em edifícios residenciais. “Quero destacar o investimento feito em edifícios residenciais, principal tese de crescimento orgânico da companhia. Tivemos uma receita recorde em 2021. Mais de 3 mil novos contratos. Mais de 5 mil telas instaladas só no ano passado. É uma tendência que continua para 2022. Continua sendo nossa principal tese.”

Uma das aquisições da Eletromidia teve seu closing, com a aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), na última sexta-feira (1). Foi a da Otima, que possui mais de 3,7 mil painéis nos pontos e abrigos de ônibus do município de São Paulo.

“Fizemos a aquisição de 74,65% da operação e passamos a operar sob uma única companhia, capturando todas as sinergias dessa transação”, explicou Guerrero. Os projetos de M&A (fusões e aquisições) já estavam previstos nos planos da companhia após o IPO.

“Com a conclusão da Otima na sexta-feira, usamos parte do caixa e vamos monitorar o nosso nível de alavancagem. Trabalhamos com um nível de 3 vezes a dívida líquida sobre o Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] como alvo”, disse Ricardo Winandy, CFO do grupo.

Além da Otima, a Eletromídia encampou, desde o IPO, empresas como a startup brasileira NoAlvo, com a qual pretende desenvolver soluções voltadas para métricas em publicidade OOH, e a Moohb, concessionária de mobiliário urbano de Campinas.

Novas possibilidades de M&A e follow on também estão no radar. De acordo com o CEO, a companhia tem acompanhado de perto tanto possíveis aberturas para M&A quanto janelas para ofertas subsequentes de ações, para capturar recursos.

“Existe um pipeline de concessões para acontecer nos próximos 24 meses. Temos acompanhado de perto essa dinâmica, que abre uma avenida importante de crescimento de novos mercados. Sobre a captação de novos recursos, se tiver um cenário favorável, é algo que vai estar no nosso radar, completou.

Os executivos falaram ainda sobre os impactos da pandemia no setor de mídia e as perspectivas com a flexibilização das restrições para a circulação de pessoas, detalharam a estratégia de expansão de suas verticais de atuação, as iniciativas que desenvolvem em relação a ESG e o que esperar da plataforma Eletromidia Ads, que deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2022. Assista à live completa acima, ou clique aqui.

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