Em mercados / acoes-e-indices

Um dos maiores gestores do mundo alerta: o risco de mercado é mais alto desde o pré-crise de 2008

Para Bill Gross, que administra US$ 2 bilhões na Janus Capital, os investidores estão pagando um preço muito alto pelos riscos que estão tomando

SÃO PAULO - Um dos maiores gestores do mundo, Bill Gross, da Janus Capital, junta-se ao coro dos especialistas que veem com pessimismo o rali das bolsas americanas. Para ele, o risco de mercado nos Estados Unidos é o maior desde o pré-crise de 2008 e os investidores estão pagando um preço muito caro pelos riscos que estão tomando.

"Ao invés de comprarem na baixa e venderem na alta, eles estão comprando caro e cruzando os dedos", disse o guru dos mercados de bonds, que administra US$ 2 bilhões na Janus Capital, durante a conferência Bloomberg Invest New York na última quarta-feira.

Veja mais: "Há bolha em tudo": quando estourar, investidores sofrerão perdas de 50%, alerta Marc Faber (link)

Para ele, as políticas monetárias dos bancos centrais para taxas de juros baixas ou negativas estão elevando artificialmente os preços dos ativos, criando pouco crescimento na economia real e punindo os poupadores individuais, bancos e companhias de seguros. Nos últimos anos, Gross comentou periodicamente sobre um colapso financeiro, prevendo que os excessos da Reserva Federal e seus pares em breve alcançarão ações e títulos.

O alerta de Gross vem na esteira dos comentários do célebre investidor suíço Marc Faber, que, no início desta semana, disse que o mercado americano está no meio de uma gigantesca bolha e no dia em que ela estourar investidores vão perder metade de suas aplicações (veja aqui). 

Para Faber, um dos principais sinais sobre a mudança do humor do mercado virá do lado da volatilidade, citando que "estranhamente" o índice VIX está em um patamar muito baixo, registrando em maio uma média mensal de 10,89 - a menor desde novembro de 2006.

BillGross_PIMCO

Contato