“Há bolha em tudo”: quando estourar, investidores sofrerão perdas de 50%, alerta Marc Faber

Para o célebre investidor suíço, a volatilidade poderá antecipar essa mudança de humor do mercado: "Eu não entendo porque a volatilidade está tão baixa, mas quando as ações subirem com volatilidade elevada, isso será um sinal de que algo mudou"

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O célebre investidor suíço Marc Faber, conhecido por suas projeções catastróficas e que ganhou notoriedade ao prever a estagnação do Japão na década de 1980, acredita que o mercado americano está no meio de uma gigantesca bolha e no dia em que ela estourar, investidores vão perder metade de suas aplicações. 

“Há bolha em tudo”, disse Faber em entrevista recente à rede americana CNBC. “Estamos em algum lugar entre 1999 e 2000”, complementou, referindo-se à bolha da Internet e o subsequente colapso dos ativos. 

Um dia essa bolha vai estourar e quando isso acontecer os investidores vão perder 50% dos seus ativos, comentou Faber. “Eu não discordo que [Donald] Trump seja bom para os mercados e a economia, mas algumas de suas declarações e ações não são favoráveis para os Estados Unidos”, disse. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De fato, concorda a reportagem da CNBC, a euforia que tem guiado o mercado desde a eleição presidencial em novembro tem desaparecido enquanto Trump se esforça para colocar em vigor muitas de suas promessas de campanha. Contudo, a maioria dos analistas ainda acredita que a tese do mercado em alta permanece intacta.

Para Faber, no entanto, o consumo americano está relativamente fraco para este estágio da recuperação econômica e prevê que, à medida que os preços dos ativos financeiros aumentem, os salários vão se desinflar e a economia dos EUA enfraquecerá ainda mais.

Faber acredita que haverá um dia em que ações das gigantes da tecnologia, como, Tesla, Amazon.com e Netflix, cairão 10% em uma única sessão. Vale menção que, em meio à forte alta desses papéis, as três contribuíram para que o Nasdaq Composite subisse quase 20% nos últimos seis meses.

Continua depois da publicidade

Para Faber, um dos primeiros sinais de alerta sobre a mudança do humor do mercado virá do lado da volatilidade. “Eu não entendo porque a volatilidade está tão baixa, mas quando as ações subirem com volatilidade elevada, isso será um sinal de que algo mudou”, disse. 

Um das formas de medir isso é a através do VIX Index (Chicago Board Options), ou o famoso “índice do medo”, que mensura a volatilidade dos mercados. Em maio, o índice registrou uma média mensal de 10,89 – a menor desde novembro de 2006, segundo o Dow Jones Data Group. 

Prevendo o caos no mercado acionário, Faber aponta para investimentos em Treasuries americanos, que garantem um “certo rendimento” e, em particular, por conta da taxa de juros próxima a zero no Japão e em grande parte da Europa. Mas ele prefere ativos europeus e ouro, embora 90% de seus investimentos estejam em ações e títulos dos mercados emergentes.

Confira abaixo o resumo dos principais eventos para o mercado nesta semana: