Veja a lista completa das empresas que terão mais lucro com corte da Selic

Teste de sensibilidade do BTG Pactual mostra ranking das empresas que devem ver maiores aumentos nos lucros a cada corte de 100 pontos-base na Selic.

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Quem acompanha o blog O Investidor de Sucesso já conheceu em junho do ano passado as 5 maneiras como a queda da Selic afeta a Bovespa: seja pelo incentivo ao consumo, pela menor atratividade da renda fixa – que acaba “empurrando” investidores para o mercado de ações – ou pelo alívio a empresas muito endividadas, a queda da taxa básica de juros tende a ser muito benéfica para a renda variável.

Embora publicado 6 meses atrás, o texto (que foi feito com base num relatório enviado pelo BTG Pactual aos seus clientes) continua extremamente útil aos investidores. Mas o fato é que neste começo de 2017 o ciclo de queda da Selic já está em curso – nesta quarta-feira (11) a taxa caiu pela 3ª reunião consecutiva – e os atuais 13,75% podem terminar o ano em um dígito.

Diante disso, o BTG “atualizou” os cálculos para mostrar quais as empresas que mais ganharão com o afrouxamento monetário. Para isso, ele fez um teste de sensibilidade de variação do lucro anual das companhias a cada 100 pontos-base do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), considerado o “benchmark” para as dívidas tomadas pelas empresas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim como na análise feita 6 meses atrás, a CSN (CSNA3) segue como a grande beneficiária do processo de corte de juros. Segundo o BTG, a cada 100 pontos-base de redução no CDI, o lucro da siderúrgica deve aumentar impressionantes 96%. Essa variação, no entanto, é bem menor do que o calculado em junho de 2016, quando o banco estimava impacto positivo de 152%.

Da análise feita pelo BTG em junho para a atualização publicada agora, a grande novidade da lista é uma varejista: a Marisa (AMAR3) nem figurava entre as 10 empresas mais beneficiadas pelo afrouxamento monetário em junho do ano passado; agora, está em 2º lugar, com um potencial de aumento no lucro de 82%.

Veja abaixo a lista das 10 empresas que mais devem ter aumento nos lucros a cada redução de 100 pontos-base nos juros:

Continua depois da publicidade

Empresa variação no lucro
para 100 bps de
queda no CDI 
variação esperada
no mesmo indicador
em junho de 2016 
CSN (CSNA3) +96% +152%
Marisa (AMAR3) +82% -*
Restoque (LLIS3) +58% +15%
BR Malls (BRML3) +10% +10%
Iochpe-Maxion (MYPK3) +9% +9%
Light (LIGT3) +7% +24%
São Carlos (SCAR3) +6% -*
Aliansce (ALSC3) +6% +10%
Even (EVEN3) +5% -*
Lojas Americanas (LAME4) +5% -*

*empresa não estava na lista das 10 maiores beneficiárias pelo corte de juros em junho de 2016; Fonte: BTG Pactual