MRV, Even e Gafisa voltam a desovar estoques no 1º trimestre

Período deve ser mais fraco para o setor depois de fortes lançamentos entre outubro e dezembro do ano passado

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO  – As construtoras e incorporadoras MRV (MRVE3), EVEN (EVEN3) e Gafisa (GFSA3) deram continuidade à venda de estoques no primeiro trimestre, um período que deve ser mais fraco para o setor depois de fortes lançamentos entre outubro e dezembro do ano passado.

A MRV informou nesta terça-feira que os lançamentos subiram 6 por cento na comparação anual, mas as vendas subiram 40 por cento no mesmo período, em mais um sinal de redução de estoques.

No ano passado, a construtora e incorporadora mineira concentrou seus lançamentos no quarto trimestre, com alta de 101 por cento frente ao mesmo período de 2012.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Com poucas exceções, o primeiro trimestre deve ser mais fraco para a construtoras”, disse em relatório a analista do Credit Suisse, Nicole Hirakawa. Fatores como o efeito calendário devido ao Carnaval mais tarde este ano e o alto volume de lançamentos observados no último trimestre devem pressionar as companhias, adicionou.

A Even divulgou nesta terça-feira queda tanto de lançamentos quanto de vendas. Os lançamentos recuaram 33,5 por cento em relação aos dados divulgados um ano antes, e as vendas contratadas, também focadas na redução dos estoques, diminuíram 18,6 por cento.

Por outro lado, a Gafisa apresentou forte alta nos lançamentos no primeiro trimestre, de 172 por cento. As vendas também mais do que dobraram no período, mas a redução de estoques também predominou e representou 76 por cento dos empreendimentos comercializados no período.

Continua depois da publicidade

A Cyrela divulgou na semana passada que seus lançamentos dobraram entre janeiro e março na comparação com 2013 e chegaram a 1,914 bilhão de reais. As vendas subiram 13,9 por cento no período.

“Os resultados operacionais da Cyrela no primeiro trimestre mostraram lançamentos fortes, que deverão ter um impacto positivo sobre o preço das ações no curto prazo, na nossa opinião”, disse em relatório o analista do Espírito Santo Investment Bank, Eduardo Silveira.

No entanto, ele adicionou que o aumento no estoque da companhia deve compensar parcialmente o impacto positivo dos lançamentos, limitando ganhos de curto prazo.

Continua depois da publicidade

As ações da Cyrela subiram 1,63 por cento nesta terça-feira, enquanto o Ibovespa encerrou o dia com perdas de 0,26 por cento.