Fechar Ads

Querer é poder

Conheça 6 Projetos de Lei que foram aprovados em duas semanas na Câmara dos Deputados.
Por  Danilo Amaral de Oliveira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muito se diz sobre a morosidade do Poder Legislativo Brasileiro. Alguns dizem que a Câmara Federal não serve para nada, outros dizem que ela não consegue responder às demandas da sociedade em um tempo hábil.

Sendo assim, vamos aos fatos, será que a Câmara consegue apresentar, debater e aprovar leis em tempo aceitável?

Considerando todos os Projetos de Lei Ordinária (PLO) que foram apresentados por parlamentares, e que foram aprovados desde 2003 na Câmara dos Deputados, em média demora-se 1677 dias para encerrar sua tramitação, ou seja, 4,5 anos.

Se o autor for o Poder Executivo, essa média cai para 935 dias, 2,5 anos. Se o autor for o Ministério Público cai para 770 dias, 2,1 anos. Se o autor for o Poder Judiciário a média cai para 738 dias, 2 anos. Já os projetos aprovados provenientes de iniciativa popular demoraram em média 365 dias, ou, 1 ano.

Porém, nem todos os projetos seguiram essa média. Alguns projetos foram apresentados, debatidos e aprovados em tempo recorde, em menos de 2 semanas! Veja quais são eles:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

1) CD PL 5768/2016

Autor: Esperidião Amin – PP/SC

Tema: Forças Armadas

Tempo para aprovação: 1 dia

Data de aprovação: 07/07/2016

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Altera o Decreto-lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969, Código Penal Militar.

Explicação

Trata da jurisdição competente para julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por militares.

  

2) CD PL 166/2007

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor: Onyx Lorenzoni – DEM/RS

Tema: Direito Penal

Tempo para aprovação: 1 dia

Data de aprovação: 15/02/2007

Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 1940 – Código Penal, e dá outras providências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Explicação

Agrava a pena de reclusão em dobro para bando ou quadrilha que envolve menor.

 

3) CD PL 3075/2015

Autor: Mendonça Filho – DEM/PE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tema: Transporte

Tempo para aprovação: 9 dias

Data de aprovação: 02/10/2015

Concede anistia aos condutores de veículos automotores multados pelo não uso de extintor de incêndio ou pelo uso de equipamento vencido.

 

4) CD PL 520/2015

Autor: Bruno Araújo – PSDB/PE

Tema: Transporte

Tempo para aprovação: 10 dias

Data de aprovação: 12/03/2015

Anistia as penalidades aplicadas com base no artigo 253 e nos incisos V, VII, X e XII, do artigo 181, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, cometidas pelos veículos classificados no artigo 96, inciso II, alínea b, itens 6 e 7, e alínea e, da mesma lei, aplicadas em todo o território nacional no período de 18 de fevereiro a 2 de março de 2015.

  

5) CD PL 3839/2012

Autor: Roberto Balestra PP/GO

Tema: Direito Eleitoral

Tempo para aprovação: 15 dias

Data de aprovação: 24/05/2012

Altera a redação da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997.

Explicação

Estabelece os critérios a serem adotados para expedição da certidão de quitação eleitoral e estipula sanções aos candidatos, no caso de desaprovação de suas contas de campanha.

 

6) CD PL 2441/2003

Autor: Poder Executivo

Tema: Meio Ambiente

Tempo para aprovação: 15 dias

Data de aprovação: 21/11/2013

Dispõe sobre o enquadramento dos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente nas tabelas de vencimentos instituídas pela Lei nº 10.410, de 11 de janeiro de 2002.

Explicação

Enquadra os servidores ocupantes dos cargos de Gestor Ambiental, Gestor Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Técnico e Auxiliar Administrativo.

 

Curiosamente, somente o PLO 2441/2003, de autoria do Poder Executivo se transformou em lei, de fato, os outros ainda aguardam a apreciação pelo Senado Federal.

Sabemos que o processo da aprovação de um Projeto de Lei não é simples e precisa respeitar as regras do jogo democrático. Essa sua característica democrática, naturalmente, torna o processo mais lento, pois há vários grupos da sociedade interessados em acompanhar e participar do processo.

Porém não é aceitável ter um tempo médio de aprovação de 4,5 anos em pleno século XXI no qual diversas tecnologias estão à disposição da sociedade. É preciso pensar como elas poderiam se encaixar no processo tornando-o mais eficiente, célere e ao mesmo tempo até mais democrático.

 

O SigaLei é uma startup que cria uma solução para monitoramento e estratégia legislativa. Com o SigaLei, você sabe exatamente o que está sendo debatido no Congresso Nacional e Assembleias Estaduais e acompanha cada decisão, sendo avisado automaticamente a cada atualização no processo. Além disso, consolidamos e oferecemos insights para você criar sua estratégia de atuação no processo legislativo.

sigalei.com.br

 

Compartilhe

Mais de Pensando Política

Pensando Política

América Latina: intensa agenda eleitoral em 2018

No próximo ano, os países da América Latina terão uma intensa agenda eleitoral. Eleições presidenciais ocorrerão na Costa Rica, Paraguai, Colômbia, México e Brasil. Declarações do presidente cubano Raúl Castro afirmam o seu compromisso em promover a transição e a transferência de poder para um novo presidente. Já na Venezuela a vitória do partido do […]
Pensando Política

RenovaBio, uma ótima política

Por: Donizete Tokarski, diretor-presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) Mario Campos, presidente da Associação da Indústria Sucroenergética de Minas Gerais (SIAMIG) Daniel Furlan, gerente de Economia da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) Bruno Alves, colaborador do Pensando Política do InfoMoney
Pensando Política

O impacto das “fake news” nas eleições

Este artigo apresenta as experiências internacionais no monitoramento das fake news e discute como o Brasil pode lidar com o fenômeno na campanha eleitoral do próximo ano. Este é um processo complexo e dinâmico que envolve diversas estratégias e engajamento de diversos grupos sociais. Evitar as distorções geradas pela difusão de conteúdo falso será um importante passo para o fortalecimento da democracia.
Pensando Política

A crise do porto de Santos

O maior porto da América Latina tem uma deficiência secular na gestão da dragagem, o que prejudica a competitividade dos exportadores e a rentabilidade dos terminais portuários.