Blog InfoMoney

Painel Contábil

Em blogs / contabilidade / painel-contabil

Neurociência na comunicação, a transformação do currículo profissional

A banalização da neurociência vem elaborando questionamentos sobre como esta ciência pode contribuir para a carreira profissional ou para abrir oportunidades de mercado. Neurocientistas sérios ficam "arrepiados" ao serem questionados dessa forma. Por outro lado, a própria neurociência que, entre outras aplicações, mostra mecanismos para controle de nossas respostas emocionais, também pode facilitar a mudança da resposta desse neurocientista.

Currículo

(*) Por Carmen Thomazi

A banalização da neurociência vem elaborando questionamentos sobre como esta ciência pode contribuir para a carreira profissional ou para abrir oportunidades de mercado. Neurocientistas sérios ficam “arrepiados” ao serem questionados dessa forma. Por outro lado, a própria neurociência que, entre outras aplicações, mostra mecanismos para controle de nossas respostas emocionais, também pode facilitar a mudança da resposta desse neurocientista.

O que em um primeiro momento é inaceitável – a relação entre neurociência e carreira profissional – passa a ser objeto de estudo e de benefícios para aqueles que se interessam pelo tema. Sim, é possível resistir ao impulso de rejeitar essa relação, pensar sobre e então entender os benefícios que podem ser alcançados. Um deles é, sem dúvida, a elaboração de respostas apropriadas para a comunicação entre colegas de trabalho, lideranças e liderados.

As oportunidades de mercado estão abertas para os profissionais que estiverem preparados para administrar a si mesmos. Aqueles que conseguirem se perceber e aprenderem a responder de forma satisfatória aos estímulos a que são submetidos todos os dias nos ambientes de trabalho, estarão capacitados e serão lembrados quando vagas se abrirem em seu campo profissional. Os tempos onde títulos e anos de experiência eram suficientes já passaram. E é nesse sentido que a neurociência se apresenta para somar valor ao currículo dos profissionais aptos para as demandas atuais.

(*) Carmen Thomazi - Docente na Educação Executiva da Faculdade Fipecafi

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Luciane Reginato

​​ É professora da FEA/USP. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com imersão em pesquisa em Montreal/Canadá, e doutora em controladoria e contabilidade pela USP.

InfoMoney Blogs

Marta Grecco

Doutora em Administração de Empresas pelo Mackenzie com doutorado-sanduíche na Universidad de Salamanca (Espanha), mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e graduada em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FIPECAFI e professora na FUNDACE e no CRC-SP.

InfoMoney Blogs

Valdir Domeneghetti

Mestre em Administração pela FEA-RP/USP. Especialista pela FIPECAFI/USP em Auditoria Interna e também em Gestão de Negócios de Atacado. Graduado em Administração. Funcionário do Banco do Brasil por 26 anos tendo atuado nas redes de Atacado/Varejo e Auditoria Interna.

InfoMoney Blogs

Paschoal Russo

Doutor em Ciências Contábeis e Controladoria pela FEA / USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), MBA em Finanças pela FIA (FEA/USP) e Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo - SP. É professor da FIPECAFI (FEA / USP) e da FIA.

InfoMoney Blogs

Fipecafi

Fundada em 1974, a Fipecafi - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - é hoje uma das principais instituições de ensino e pesquisas do segmento de contabilidade, finanças, auditoria e atuária. Ligada ao departamento de contabilidade e atuária da FEA/USP, oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado profissional, extensão, educação executiva, e-learning e In Company.

InfoMoney Blogs

Ana Braun Endo

Jornalista, especialista em Marketing e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e em Gestão da Informação pela Universidade nova de Lisboa. É professora convidada em programas de pós-graduação lato sensu e consultora de marketing educacional na FIPECAFI/FEA-USP e na PUC-Campinas.

InfoMoney Blogs

Wellington Rocha

Bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade, também pela USP, com foco em Gestão Estratégica de Custos. Formado pela Harvard Business School em aplicação do Método do Caso no ensino de Administração. É coordenador do Laboratório de Gestão de Custos da USP e membro do corpo docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É também autor ou coautor de 46 artigos publicados em periódicos e mais de 40 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Apresentou mais de setenta palestras no Brasil e no exterior.

Contato