Fechar Ads

A Contabilidade Gerencial e sua contribuição na inovação dos negócios

Em cenários competitivos, e, sobretudo em momentos de crise como o que vivem as organizações brasileiras, a geração de vantagem competitiva se constitui em um elemento importantíssimo para sua sobrevivência e prosperidade.
Por  Paschoal Russo
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em cenários competitivos, e, sobretudo em momentos de crise como o que vivem as organizações brasileiras, a geração de vantagem competitiva se constitui em um elemento importantíssimo para sua sobrevivência e prosperidade. A geração da vantagem competitiva ocorre quando organizações conseguem, por meio da implantação de estratégias diferenciadas, obter vantagens comparativamente a seus competidores, perante as ameaças e oportunidades advindas dos ambientes em que estão inseridas.

Por meio do estabelecimento da estratégia a organização escolhe, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades que proporcionam um mix único de valor para os stackholders. Nesse contexto rever aquilo que realmente o cliente quer, e pelo que ele está disposto a pagar (ou aquilo que ele não quer e muito menos quer pagar) pode ser visto como um grande diferencial competitivo.

A criatividade para adequação do modelo de negócio pode ser considerada um elemento importante no processo de formulação da estratégia. Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. Isso fica mais evidente quando pensamos nos pequenos, mas importantes detalhes que diferenciam um negócio de outo, como é o caso do circo tradicional comparativamente ao Circo de Soleil; ou o café expresso comparativamente ao modelo de negócios da Nespresso.  Entretanto, para que os impactos gerados por modelos de negócios possam atingir as expectativas geradas no processo de elaboração da estratégia são necessários conhecimentos e técnicas que possibilitem a adequada operacionalização de ambos (estratégia e modelo de negócio).

A Contabilidade Gerencial contribui com o sucesso das organizações, pois ela conecta a estratégia da organização ao seu modelo de negócio. Por meio das ferramentas da Contabilidade Gerencial (por exemplo: custos, orçamentos, planejamento operacional, painel de indicadores, BSC, etc.) é possível operacionalizar adequadamente o processo de monitoramento e controle das variáveis (financeiras e não financeiras) que impactam a estratégia, modelo de negócio e desempenho da organização. Ela fornece soluções estruturadas para problemas complexos, ajudando as organizações a tomar decisões melhores, extraindo valor das informações em vez de conjecturas, tornando o sucesso sustentável mais viável de ser alcançado.

Lembre-se disso: Inove no modelo de negócio, pois esse pode ser o diferencial competitivo que sua organização precisa para sobreviver e prosperar, mas não se esqueça de utilizar as ferramentas advindas da Contabilidade Gerencial. Sem elas seu modelo de negócio não estará conectado à estratégia.

Mãos à obra e Sucesso!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paschoal Tadeu Russo

Prof. Dr. Paschoal Tadeu Russo faz parte do quadro dos professores do mestrado profissional da Faculdade Fipecafi. Tem vasta experiência em projetos de consultoria que integram a estratégia a modelos de negócio por meio de ferramentas advindas da Contabilidade Gerencial.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.