Blog InfoMoney

Painel Contábil

Blog por Paschoal Russo Em blogs / contabilidade / painel-contabil  15 dez, 2016 16h14

A Contabilidade Gerencial e sua contribuição na inovação dos negócios

Em cenários competitivos, e, sobretudo em momentos de crise como o que vivem as organizações brasileiras, a geração de vantagem competitiva se constitui em um elemento importantíssimo para sua sobrevivência e prosperidade.

Por Paschoal Russo Em blogs / contabilidade / painel-contabil  15 dez, 2016 16h14

Em cenários competitivos, e, sobretudo em momentos de crise como o que vivem as organizações brasileiras, a geração de vantagem competitiva se constitui em um elemento importantíssimo para sua sobrevivência e prosperidade. A geração da vantagem competitiva ocorre quando organizações conseguem, por meio da implantação de estratégias diferenciadas, obter vantagens comparativamente a seus competidores, perante as ameaças e oportunidades advindas dos ambientes em que estão inseridas.

Por meio do estabelecimento da estratégia a organização escolhe, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades que proporcionam um mix único de valor para os stackholders. Nesse contexto rever aquilo que realmente o cliente quer, e pelo que ele está disposto a pagar (ou aquilo que ele não quer e muito menos quer pagar) pode ser visto como um grande diferencial competitivo.

A criatividade para adequação do modelo de negócio pode ser considerada um elemento importante no processo de formulação da estratégia. Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. Isso fica mais evidente quando pensamos nos pequenos, mas importantes detalhes que diferenciam um negócio de outo, como é o caso do circo tradicional comparativamente ao Circo de Soleil; ou o café expresso comparativamente ao modelo de negócios da Nespresso.  Entretanto, para que os impactos gerados por modelos de negócios possam atingir as expectativas geradas no processo de elaboração da estratégia são necessários conhecimentos e técnicas que possibilitem a adequada operacionalização de ambos (estratégia e modelo de negócio).

A Contabilidade Gerencial contribui com o sucesso das organizações, pois ela conecta a estratégia da organização ao seu modelo de negócio. Por meio das ferramentas da Contabilidade Gerencial (por exemplo: custos, orçamentos, planejamento operacional, painel de indicadores, BSC, etc.) é possível operacionalizar adequadamente o processo de monitoramento e controle das variáveis (financeiras e não financeiras) que impactam a estratégia, modelo de negócio e desempenho da organização. Ela fornece soluções estruturadas para problemas complexos, ajudando as organizações a tomar decisões melhores, extraindo valor das informações em vez de conjecturas, tornando o sucesso sustentável mais viável de ser alcançado.

Lembre-se disso: Inove no modelo de negócio, pois esse pode ser o diferencial competitivo que sua organização precisa para sobreviver e prosperar, mas não se esqueça de utilizar as ferramentas advindas da Contabilidade Gerencial. Sem elas seu modelo de negócio não estará conectado à estratégia.

Mãos à obra e Sucesso!!!

Paschoal Tadeu Russo

Prof. Dr. Paschoal Tadeu Russo faz parte do quadro dos professores do mestrado profissional da Faculdade Fipecafi. Tem vasta experiência em projetos de consultoria que integram a estratégia a modelos de negócio por meio de ferramentas advindas da Contabilidade Gerencial.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Gráfico subindo
(Shutterstock)

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Luciane Reginato

​​ É professora da FEA/USP. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com imersão em pesquisa em Montreal/Canadá, e doutora em controladoria e contabilidade pela USP.

InfoMoney Blogs

Marta Grecco

Doutora em Administração de Empresas pelo Mackenzie com doutorado-sanduíche na Universidad de Salamanca (Espanha), mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e graduada em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FIPECAFI e professora na FUNDACE e no CRC-SP.

InfoMoney Blogs

Valdir Domeneghetti

Mestre em Administração pela FEA-RP/USP. Especialista pela FIPECAFI/USP em Auditoria Interna e também em Gestão de Negócios de Atacado. Graduado em Administração. Funcionário do Banco do Brasil por 26 anos tendo atuado nas redes de Atacado/Varejo e Auditoria Interna.

InfoMoney Blogs

Paschoal Russo

Doutor em Ciências Contábeis e Controladoria pela FEA / USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), MBA em Finanças pela FIA (FEA/USP) e Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo - SP. É professor da FIPECAFI (FEA / USP) e da FIA.

InfoMoney Blogs

Fipecafi

Fundada em 1974, a Fipecafi - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - é hoje uma das principais instituições de ensino e pesquisas do segmento de contabilidade, finanças, auditoria e atuária. Ligada ao departamento de contabilidade e atuária da FEA/USP, oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado profissional, extensão, educação executiva, e-learning e In Company.

InfoMoney Blogs

Ana Braun Endo

Jornalista, especialista em Marketing e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e em Gestão da Informação pela Universidade nova de Lisboa. É professora convidada em programas de pós-graduação lato sensu e consultora de marketing educacional na FIPECAFI/FEA-USP e na PUC-Campinas.

InfoMoney Blogs

Wellington Rocha

Bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade, também pela USP, com foco em Gestão Estratégica de Custos. Formado pela Harvard Business School em aplicação do Método do Caso no ensino de Administração. É coordenador do Laboratório de Gestão de Custos da USP e membro do corpo docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É também autor ou coautor de 46 artigos publicados em periódicos e mais de 40 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Apresentou mais de setenta palestras no Brasil e no exterior.

Contato